Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 30 de Outubro de 2006 às 10:02

    Imprimir


Encerrou na última sexta-feira (27.10) o 1º Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, realizado na Escola de Polícia Comunitária, localizada no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Destinado aos Policiais Militares, Civis, Bombeiros Militares e Policiais Rodoviários Federais.

O curso é promovido pela Secretaria do Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Polícia Comunitária em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Termo de Protocolo de Intenções, celebrado em 2005.

A solenidade de encerramento foi no auditório da Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis (Faecc), no campus da Universidade Federal. E teve a presença de Hélio Leão, representante da Senasp, tenente Coronel Wilson Batista, coordenador do curso, tenente Coronel Suamy Santana, aluno do curso, Clélia Regina Guimarães, superintendente de Planejamento e Execuções da Sejusp e Ana Paula Morciça, representante do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg).

Hélio Leão explica que o curso objetiva desenvolver no espírito do policial a interação entre polícia, comunidade e gestão pública, aproximando-os para que se possa discutir a política de Segurança Pública. “Os policiais estão se habilitando como multiplicadores para trabalharem como corpo docente. Esta é uma doutrina inovadora, e Mato Grosso é um dos Estados pioneiros em Escola de Polícia Comunitária no Brasil”, ressalta.

Trinta alunos participaram do curso, sendo eles dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Rondônia.

Meios de resolução pacífica de conflitos, mediação, conceitos úteis de multiplicadores de Polícia Comunitária, estes foram os temas da última aula do curso, ministrada por Renato Soares e Veridiana Iervolino, ambos psicólogos e especialistas em mediação de conflitos. Renato diz que a mediação visa desenvolver o empoderamento das partes, fazendo com que elas encontrem a melhor forma de resolver o conflito. “O primeiro contato entre as pessoas é de extrema importância, e para os policiais é interessante que avaliem o conflito e entendam a forma de como encaminhar o caso, o policial deve tratar o conflito saindo do paradigma culpado e inocente”.

Além de Mato Grosso os Estados do Ceará e Pará encerraram as aulas no dia 27/10. Perfazendo um total de 120 alunos que concluíram o curso. Para o tenente Coronel Suamy Santana, “uma das experiências positivas que o curso passa é de integração dos órgãos de Segurança Pública, com o tema ‘Polícia Comunitária’, sendo importante para todas as instituições , com uma nova filosofia de fazer Segurança Pública, com foco no cidadão e comunidade, buscando uma parceria entre a sociedade e segurança, buscando uma atuação pró-ativa e preventiva”.

Os alunos já trabalham nas unidades operacionais, e agora com este curso eles terão condições de utilizar a criatividade para desenvolver maior contato com a comunidade, aliando a teoria com a prática. “E outro fator importante do curso é o marco da Escola de Polícia Comunitária, no desenvolvimento da qualificação dos professores da área de Segurança Pública, reforçando a política de governo com a consolidação da Polícia Comunitária no Estado de Mato Grosso”, conclui o tenente Coronel Batista.

De acordo com Matheus Couto, representante da Senasp, que esteve acompanhando o curso, “O curso prevê a integração entre a comunidade e os policiais, e através das avaliações que tiveram, há alguns alunos que se autocapacitam, mostrando a eles que realmente podem transmitir o conhecimento adquirido neste curso para outros policiais”, completou.

O próximo Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária em MT, será realizado entre os dias 06 e 17 de novembro. E a terceira turma iniciará as aulas no dia 27 de novembro, encerrando no dia 08 de dezembro.

O major Wagner Jorge Santino da Silva, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada da Sejusp, também esteve participando do curso





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/264476/visualizar/