Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 30 de Outubro de 2006 às 08:50

    Imprimir


Com texto intitulado "Rugido leva o presidente do Brasil a vencer", em tradução livre, o correspondente no Brasil do jornal The New York Times, Larry Rohter, deu destaque à reeleição do presidente brasileiro na edição desta segunda-feira do jornal.

"Superando uma série de escândalos políticos envolvendo corrupção que abalaram sua imagem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu a disputa no domingo", afirma Rohter.

O correspondente afirma ainda que Lula "governou na direita", mas "fez campanha na esquerda", tentando definir a estratégia que levou à reeleição do atual ocupante do Palácio do Planalto, neste domingo.

A matéria publicada nesta segunda-feira diz que Lula "garantiu os superávits primários que deleitam Wall Street e o Fundo Monetário Internacional (FMI)", mas soube usar essas medidas para passar sinais de soberania. "Um pagamento de empréstimo ao FMI, por exemplo, foi embalado para fazer parecer que Lula estava dizendo à instituição para não enfiar o nariz nos negócios do Brasil", diz o texto.

Rohter afirma que outro ponto positivo para Lula foi se apegar à sua origem humilde. "Ele nunca deixou passar uma oportunidade de relembrar suas raízes simples, parecidas com as da maior parte do eleitorado". Segundo o correspondente do NYT, Alckmin, ao contrário, "se mostrou incapaz de mudar sua imagem ligeiramente pedante de médico anestesiologista oriundo da classe média".

Larry Rohter se envolveu em uma polêmica com o presidente brasileiro há dois anos, quando publicou matéria afirmando que Lula gostava de beber, o que gerou forte reação do governo e até tentativa de expulsão de Rohter do Brasil.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/264503/visualizar/