Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 27 de Outubro de 2006 às 19:39

    Imprimir


O novo presidente do Brasil poderá ser conhecido às 22h do próprio domingo - dia do segundo turno - quando cerca de 90% dos votos devem estar apurados. De acordo com previsões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até às 23h, o número de votos apurados deve subir para 99%.

As informações foram passadas em coletiva pelo presidente do Tribunal, Marco Aurélio Mello, que também aproveitou para passar uma mensagem ao eleitor.

"O momento é de decisão crucial quanto a dias mais felizes. É preciso que o eleitor compreenda que o ato de votar terá repercussão nas respectivas vidas e de seus familiares. Então é um momento de conscientização, de se escolher o representante para dirigir os Estados e o país nos próximos quatro anos. Não há espaço para arrependimento."

O ministro também externou a sua posição sobre o segundo turno. Para ele, este é fundamental, pois garante a legitimidade do eleito. Esta é a terceira vez que o pleito presidencial é resolvido no segundo turno.

Marco Aurélio disse ainda acreditar que o eleitor está muito mais consciente com relação ao seu voto. "Além do avanço natural, a Justiça Eleitoral concentrou esforços para a manifestação do eleitor. O voto é o poder e por isso acredito em um índice de ausência menor no segundo turno", disse. No primeiro turmo, o índice de abstenção foi de cerca de 16%.

Pesquisas Ao comentar os freqüentes erros dos institutos de pesquisa, o ministro admitiu que possa haver, no futuro, uma mudança neste sentido. Para ele, está claro que os resultados divulgados influenciam na escolha do cidadão. "Lamentavelmente temos que admitir que a pesquisa influencia o eleitor. E por isso, talvez esse seja um assunto para se questionar", disse.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/265063/visualizar/