Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 27 de Outubro de 2006 às 14:30

    Imprimir


A Prefeitura Municipal de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), faz todas as noites uma ação de limpeza de calçadas e canteiros centrais da cidade, denominada “Operação Noturna”. O objetivo é desobstruir o passeio público, retirando banners, painés, placas, barracas, trailers e pneus que estejam instalados nas calçadas de forma irregular.

As ações da Smades são programadas por regiões da cidade. Na segunda-feira é acontece na área central de Cuiabá, na terça-feira, Regional Oeste, quarta-feira, Regional Leste, quinta-feira, Regional Sul e, na sexta-feira, Regional Norte. Antes que a equipe da Smades passe recolhendo o material, um fiscal responsável pelo setor faz uma vistoria durante a semana, com o objetivo de definir um roteiro de atuação para a equipe da noite.

O diretor de Gerenciamento Urbano da Smades, Josemar de Araújo Sobrinho, ressalta que os trabalhos intensivos da fiscalização municipal têm dado resultado. Segundo ele, apenas no primeiro semestre de 2006 foram apreendidos 1.810 faixas em lugares irregulares, 1.570 Banners; 1.250 Placas em postes, árvores e grades; 25 Barracas; 108 Placas em calçadas e canteiros centrais; 28 Front Ligths; 09 Totens e 12 Trailers.

No início da administração do prefeito Wilson Santos a “Operação Noturna” apreendia, em média, 35 faixas por dia. Após a implantação dos 31 “faixódromos”, esse trabalho reduziu para uma média de cinco por dia. “Os faixódromos foram colocados na cidade para evitar poluição visual e acidentes com automóveis, principalmente com motociclista”, disse Josemar Sobrinho.

A equipe da “Operação Noturna” é formada por um fiscal, quatro operários, um caminhão, moto-serra, podão para faixas, escadas e, quando necessário, um muque com maçarico. De acordo com Josemar Sobrinho, as apreensões só acontecem, depois que os proprietários das barracas, trailers e demais objetos tenham sido notificados para fazer a retirada e multados.

O material apreendido vai para um depósito da prefeitura, que fica como “fiel depositário” dos objetos. A liberação acontece mediante pagamento da multa e do custo de remoção e apreensão. “O passeio existe para os pedestres. A prefeitura está com uma ação rigorosa para retirar tudo que atrapalhe o trânsito das pessoas pelas calçadas”, explica Josemar.

A atuação da prefeitura neste sentido tem sido intensa. Ainda nesta semana a Smades iniciou a operação “Calçada Livre”, que se consiste na desobstrução imediata dos passeios, para coibir o estacionamento irregular de veículos sobre o passeio calçadas e levantamento de meio-fios em calçadas rebaixadas.





Fonte: Da Reportagem

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/265153/visualizar/