Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 26 de Outubro de 2006 às 10:21
Por: Rosana Persona

    Imprimir


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança documento técnico com informações para o cultivo do feijoeiro comum na Região Central-brasileira referente ao período de 2005-2007, oferecendo aos produtores rurais dados referentes à época de plantio, variedades, adubação e tecnologia apropriada para expansão da leguminosa.

Pesquisadores e técnicos agropecuários da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) participaram na elaboração do documento que reuniu pesquisadores de 12 Estados Brasileiros. A cultura representa uma importante fonte protéica na dieta humana, é cultivada em 117 países em todo mundo, com uma produção em torno de 19 milhões de toneladas, numa área de 26,8 milhões de hectares.

A chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Beatriz da Silveira Pinheiro comenta que o documento vai orientar técnicos e produtores de feijão nas suas tomadas de decisões e o resultado final será a melhoria da qualidade de vida em diferentes camadas da sociedade, promovendo inclusão social, aumento de rentabilidade, maior segurança alimentar e ambiental. O documento conta com a participação dos pesquisadores dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Acre, Rondônia e Bahia.

Os pesquisadores da Empaer, Valter Martins de Almeida e Maria Luiza Perez Villar e os técnicos agropecuários Ciro Cercino dos Santos e Wanderley da Conceição Araújo participaram na elaboração do documento. Segundo Valter Martins, o Estado de Mato Grosso obteve um aumento de 110% na produtividade na última década, a produtividade que antes era de 600 quilos por hectare passou para 1.317 quilos/hectare. “Isso é resultado de uso de tecnologia mais adaptada à cultura”, declara.

A publicação dirigida para os produtores e técnicos mostra informações sobre o lançamento no Estado das mais recentes variedades de feijão do grupo carioca, BRS Requinte e BRS Pontal como materiais genéticos mais produtivos e de boa aceitação pelo consumidor. No documento constam recomendações para o sistema de plantio irrigado (outono/inverno), plantio de feijão da seca (fevereiro/março) e plantio das águas (outubro/novembro). Para adquirir o documento de cultivo de feijoeiro comum na Região Central-brasileira, elaborado em junho de 2006, pode entrar em contato com a Embrapa Arroz e Feijão, fone: (0xx62) 3533 2123, no Estado de Goiás.

Pesquisa com 11 Cultivares - Foi instalada uma Unidade Demonstrativa (UD) de feijão no Centro de Pesquisa da Empaer, no município de Sinop, com a implantação de 11 cultivares a serem avaliadas em condições de temperaturas mais elevadas. O pesquisador da Empaer, Marcus Damião de Lacerda fala que o objetivo da UD é a escolha de genótipos de feijão para região , como também na escolha de melhores materiais genéticos para a agricultura familiar.

Segundo Marcus, esse é um trabalho em parceria com a Embrapa Arroz e feijão e algumas empresas privadas que vão acompanhar durante 75/90 dias, analisando o comportamento das variedades: BRS Supremo, BRS Valente, BRS Grafite. BRS Horizonte, BRS Requinte, BRS Pontal, BRS Cometa, BRS Radiante, BRS Pitanga, Pérola e Jalo Precoce.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/265573/visualizar/