Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 25 de Outubro de 2006 às 08:43

    Imprimir


As autoridades monetárias de Hong Kong informaram nesta quarta-feira que investigarão informações da imprensa chilena segundo as quais o ex-ditador Augusto Pinochet possui cerca de mil lingotes numa conta bancária da capital financeira chinesa. As autoridades monetárias, que cumprem as funções de um banco central, não foram interrogadas a respeito, mas estudarão a questão, disse uma porta-voz, sem dar maiores detalhes.

O jornal chileno La Nación publicou nesta quarta-feira que foram "descobertos mais de mil lingotes de ouro de Pinochet em Hong Kong", que aparentemente se encontram numa conta em nome do ex-ditador.

A publicação, que não cita o nome do banco, acrescenta que as autoridades chilenas encarregadas de recuperar o dinheiro malversado por Pinochet tentam obter seu congelamento para que os lingotes não sejam transferidos para o exterior.

Questionado pela AFP, o cônsul-geral do Chile em Hong Kong, Miguel Poklepovic, respondeu que não estava a par das informações. "Não fui contactado a respeito", declarou.

O chanceler chileno Alejandro Foxley confirmou que o ministério das Relações Exteriores recebeu informações por parte das autoridades chinesas, mas esclareceu que ainda não há nada de oficial.

A descoberta dos lingotes de ouro se soma às mais de cem contas bancárias secretas localizadas há dois anos em nome do ex-ditador e de sua família, no Riggs Bank de Washington e outras instituições, com depósitos de mais de 27 milhões de dólares.

Isso motivou uma investigação no Chile, que até agora determinou que o ex-ditador é suspeito de ter enriquecido ilicitamente durante seu regime (1973-1990).





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/265919/visualizar/