Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 24 de Outubro de 2006 às 13:49

    Imprimir


A Orquestra Sinfônica e Coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e solistas realizam nesta quarta-feira (25), às 20 horas, ensaio geral da ópera A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart, para convidados e imprensa. As récitas ocorrem nos próximos dias 27 e 28, às 20h30, e no dia 29, às 19h30, no Teatro Universitário. Os últimos ingressos podem ser adquiridos no próprio Teatro, ao custo de R$ 50 (cinqüenta reais).

O maestro e diretor musical da montagem, Fabricio Carvalho, explica que esse é o último ensaio antes das récitas, porém, é completo, com cenário, figurinos, maquiagem e iluminação. "Todos os profissionais envolvidos na produção - técnicos, músicos, cantores e solistas - participam do ensaio", ressalta, acrescentando que os convidados vão assistir em primeira mão a concepção mato-grossense desta ópera. Segundo o maestro essa é a "prova de fogo" para a produção.

O desafio de encarar a montagem de uma ópera foi lançado no final do ano passado pela Coordenação de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em abril deste ano, a primeira pílula foi apresentada aos cuiabanos, em um concerto em comemoração ao aniversário da capital. A preparação dos profissionais teve início no final de julho.

Os cenários construtivistas e figurinos foram emprestados pela Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Criados em 2004 para a primeira montagem de A Flauta Mágica da instituição, foram reutilizados na remontagem do espetáculo no início deste mês. O destaque é para os elementos e símbolos maçônicos, já que a história da ópera é uma espécie de alegoria do universo da maçonaria ao qual compositor e o libretista estavam ligados.

Com libreto de Emanuel Schikaneder, A Flauta Mágica parece ter sido escrita em 1731, e está relacionada com os mistérios egípcios e a filosofia da iluminação. A estréia ocorreu em Viena, segundo registros em 30 de setembro de 1791. Algumas árias tornaram-se muito conhecidas, como o dueto de Papageno e Papagena, e as duas árias da Rainha da Noite. Esta é uma das óperas mais conhecidas do repertório internacional.

A ópera fala de amor, mostra a constante luta entre o bem e o mal e a busca do homem por caminhos que conduzem a serenidade, respeito, dignidade e ideais de sonhos e vida. Sua mensagem é simples, mas bastante profunda, sobretudo, trazendo uma reflexão sobre vários propósitos da vida e suas escolhas que resultam em nossas vitórias ou fracassos. Trata de relacionamento e traz como foco um casal, que tem o amor como meta e esforço em comum para vencer as dificuldades que lhes surgem. Para atingir este estado ideal de comunhão de almas, ambos precisam trabalhar juntos na superação de inúmeros desafios e dificuldades eminentes que naturalmente a vida lhes proporciona. Sobretudo são fortalecidos pela virtude e pela confiança que são atributos essenciais para conduzi-los a vitória.

A Flauta Mágica em Cuiabá é uma montagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e conta com a direção cênica do diretor teatral, José Brasil, produção de Itaborahy Produções e apoio do Ministério da Educação, Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Cuiabá, Centro Federal de Ensino Tecnológico -Cefet/MT, Unimed, Cemat, Tauro Motors, Haus Bier, Alligator"s, Academia Lorenzo Fernandez, Studio Sérgio Soares e Gráfica Gênus.

Informações: 3615-8374 / 3905-4000.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/266151/visualizar/