Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 24 de Outubro de 2006 às 07:55
Por: Alcione dos Anjos

    Imprimir


Juina - O município de Juina está localizado há 750 km a noroeste de Cuiabá, fica a 200 km da divisa do Estado do Amazonas, e pertence a região denominada Amazônia Legal. A principal via de acesso a Capital é a MT 170. Juina foi desmembrada de Aripuanã e teve a emancipação política em 1982, por meio da lei estadual Nº 4456, mas começou a ser povoada em 1974 pela Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (CODEMAT), sob o comando do engenheiro, Hilton de Campos, hoje o atual prefeito. Hoje o município possui 42 mil habitantes e 27 mil eleitores.

A cidade, conhecida como “Rainha da Floresta”, tem como principal atividade econômica o extrativismo vegetal e a indústria de madeira. Com a Operação Curupira, desencadeiada pela Polícia Federal em 2005, das 95 madeireiras existentes, 70 fecharam e até hoje o ramo sofre com a crise.

O garimpo, principalmente de diamantes, é até hoje explorado na região. Na década de 80 foi instalado até a Bolsa de Diamantes na cidade, mas devido a falta de fiscalização, a riqueza acaba saindo ilegalmente de Juina. “A legislação brasileira é muito rigorosa e acaba interferindo na economia da cidade”, critica o prefeito. “As pessoas vem para cá, exploram nossas reservas e levam as pedras para serem lapidadas na china, onde a mão de obra é abundante e nos deixa só com o solo empobrecido”, reclama.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/266252/visualizar/