Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 23 de Outubro de 2006 às 18:35

    Imprimir


O muro de segurança israelense não deve "usurpar os territórios palestinos", disse hoje o presidente da França, Jacques Chirac, numa conversa telefônica com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Chirac reiterou a Abbas a posição da França sobre o muro, a cuja construção não se opõe, desde que os territórios palestinos não sejam invadidos, destacou o porta-voz do Palácio do Eliseu, Jerome Bonnafont.

"A França reconhece o direito de Israel de se defender contra o terrorismo e não questiona a existência dessa barreira, mas, como disse a Corte Internacional de Justiça em sua decisão de julho de 2004, o traçado da mesma não deve usurpar os territórios palestinos e não deve condicionar a solução final", disse Chirac, segundo Bonnafont.

A conversa de Chirac com Abbas aconteceu dias depois de o ministro de Assuntos Exteriores da França, Philippe Douste-Blazy, ter dito à rede de televisão judaica francesa "TFJ" que agora é muito mais a favor do muro de segurança que Israel constrói na Cisjordânia do que antes.

"Embora moral e eticamente para mim esse muro representasse um problema, quando soube que o número de atentados tinha caído 80% onde há esse muro, compreendi que não tinha o direito de pensar isso dos israelenses", disse o ministro à emissora.

Apresentado por Israel como uma barreira contra o terrorismo, o muro estará estendido por cerca de 650 quilômetros quando estiver concluído. Porém, os palestinos temem que ele crie um problema para a criação de um Estado palestino.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/266328/visualizar/