Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 23 de Outubro de 2006 às 16:27
Por: José Ribamar Trindade

    Imprimir


A Coordenadoria de Fiscalização de Pesca da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) fez mais uma apreensão de pescado hoje. Neste ano, um dos pontos básico da próxima Piracema, que começa no início do mês de novembro, será a rigorosa fiscalização sobre a declaração de estoque. A Sema vai atuar com três equipes mistas e contará com o apoio da Polícia Militar Ambiental, que vai dobrar o efetivo no combate aos predadores da natureza.

Hoje, após às 12 horas, a Coordenadoria de Fiscalização apreendeu mais de 60 quilos de peixes: um pintado e 16 caxaras, 14 deles fora de medida. Os fiscais da Sema também prenderam o comerciante Antonio João Filho, de 55 anos, dono de um mercado no bairro Tijucal, em Cuiabá. O acusado foi autuado em flagrante por crime ambiental.

O agente ambiental Marcos Cardoso, coordenador de fiscalização de pesca da Sema teve que ficar no posto de apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na saída de Cuiabá para Santo Antonio de Leverger disfarçado para flagrar um pescador tentando passar com o carregamento de pescado.

Antonio João, segundo as investigações de fiscais da Sema, que começaram depois de uma denúncia anônima, usava uma tática nova para passar pelo local após às 12 horas, momento em que as equipes de fiscalização estão almoçando e os patrulheiros da PRE também se recolhem para um intervalo de almoço.

Ao tentar passar com uma Parati nova, placa de Cuiabá, Antonio João foi surpreendido pelo repentino surgimento da equipe da Sema no meio da pista. O pescado estava muito bem camuflado, mas logo foi descoberto durante a revista.

Antonio João disse que era a primeira vez que estava sendo preso, mas os fiscais da Sema não tem certeza se é a primeira vez que ele passa com um carregamento de pescado que compra em Santo Antonio de Leverger (Baixada Cuiabana, a 25 km de Cuiabá).

“Ele comprava o peixe em Santo Antonio e esperava dar meio dia para passar pelo trevo de acesso à Cuiabá. A tática dele era deixar o pessoal sair para o almoço para passar com o carro. Antes, no entanto, ele ainda usava um batedor – pessoa contratado para ir à frente ver se a Polícia está em ação -, só que desta vez ele não deu sorte, pois nós já tínhamos a informação que ele tentaria passar hoje”, afirmou Marcelo Cardoso.

A PIRACEMA

A temporada da Piracema/2006-2007 deve começar em seis de novembro, mas a Coordenadoria de Fiscalização de Pesca da Sema já tem suas metas traçadas e seus planos muito bem organizados para a fiscalização desta Piracema.

Ao contrário dos anos anteriores, a Sema já montou três equipes mistas formadas por agentes ambientais e policiais militares do Batalhão Ambiental que vão trabalhar em conjunto, principalmente na fiscalização de declaração de estoque.

Este ano a Coordenadoria de Fiscalização de Pesca também vai aumentar, em pelo menos mais um posto fixo e alguns postos volantes, principalmente na bacia do Pantanal.

Os dois postos fixos vão ficar localizados na comunidade de Estirão Comprido, e na comunidade da Fazenda Ninhal, na região do município de Barão de Melgaço. A Sema ainda vai contar com as equipes que serão montadas com agentes das diretorias regionais que vão se juntar este ano a cerca de 50 a 70 policiais do Batalhão Ambiental.

“Ainda faltam mais de 15 dias para o início da Piracema, mas com certeza nós já estamos preparados. Vamos aumentar a fiscalização de declaração de estoque e dobrar o número de homens que vão trabalhar na fiscalização geral da Piracema”, concluiu Marcelo Cardoso.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/266358/visualizar/