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Economia
Sábado - 21 de Outubro de 2006 às 03:31
Por: Roseli Riechelmann

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O Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi-MT) faz 30 anos de atuação no Estado com investimento de R$ 1,5 milhão que estão sendo aplicados este ano para revitalizar as seis unidades (Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop , Barra do Garças e Juína), além de ampliar serviços e modernizar equipamentos com aquisição de mais de 130 computadores e novas viaturas.

Desde 1995 quando foi instalado no Estado, o Sesi já atendeu milhares de pessoas, oferecendo serviços no segmento de lazer, clínicas odontológicas e de atendimento à saúde do trabalhador, além das escolas e unidades sociais onde atua com projetos culturais, culinários e serviços em geral. Atualmente tem 377 trabalhadores diretos e mais de 1 mil indiretos.

A função social se destaca principalmente nos projetos voltados ao grande em geral, extrapolando o universo das empresas associadas ou potencialmente aptas a se associarem. Programas como o Cozinha Brasil ou o Cine Sesi-Cultural circulam nos municípios. "A média é de 1,8 mil pessoas em cada sessão de apresentação pública", relata o superintendente do Sesi-MT, Luiz Augusto Moreira da Silva.

Integrada ao sistema S da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), tem papel significativo no desenvolvimento social das comunidades, porém, como destaca o presidente da Fiemt, Nereu Pasini, "só existe atuação, quando o poder público ou a iniciativa privada não suprem as necessidades". Por ter uma característica social, o Sesi não tem a preocupação da concorrência e quando percebe que não existe necessidade da presença no local, não se instala, ou como já aconteceu, fecha as portas na localidade.

Outras vezes, como acontece atualmente no programa de consultoria que oferece na área de Responsabilidade Social, implementa uma característica inovadora e empreendedora, sendo o único no Estado a oferecer o serviço, e ainda implementa tecnologia internacional. "Nenhum outro local no Estado tem esse tipo de consultoria", destaca Silva.

Com um universo de 7 mil empresas cadastradas na Junta Comercial do Estado, estima-se que apenas 3,5 mil participam efetivamente da oferta de serviços do Sesi. Conforme Silva, essa é uma característica nacional. Apesar de não ter dados estaduais, ele revela que uma pesquisa feita pelo Sesi Nacional mostra que apenas 44% dos empresários conhecem a entidade. "Desses, 90% aprovavam os serviços".




Fonte: A Gazeta

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