Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 20 de Outubro de 2006 às 15:42
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Aulas de teatro, violão, flauta, teclado, cestaria, marcenaria, bordado, tapeçaria, dança, judô, caratê, capoeira, coral e até reforço escolar. São essas as oportunidades que o projeto “Aplauso”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está proporcionando a 515 crianças pobres de Juara.

As crianças são estudantes das redes Estaduais e Municipais de ensino e, numa parceria entre a Seduc e a prefeitura de Juara, por meio da Secretaria de Assistência Social, passam o dia envolvidos com alguma atividades escolar, cultural ou esportiva. “Os alunos que estudam no período matutino participam das atividades à tarde e, os do período vespertino, de manhã”, diz a coordenadora do Aplauso em Juara, Rosmarí Alves Negrão Ricci.

A semana de trabalho com as crianças, que têm idade entre sete e 10 anos, é organizada em três etapas: um dia é reservado para as práticas esportivas; três dias são voltados para as atividades culturais; e um outro dia às aulas de reforço. Ainda no intuito de estimular e valorizar o trabalho das crianças, todos os dias um grupo é escalado para fazer apresentação em uma escola da cidade.

O resultado das aulas extra-classe puderam ser conferidos pelos 60 participantes da formação continuada de mediadores pedagógicos em Educação Ambiental, oferecido pela Seduc, em Juara. Durante os dois dias de encontro (19 e 20.10), eles fizeram apresentações de peças teatrais e do Coral.

Entre as 515 crianças atendidas pelo projeto, 42 são oriundas do Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). “São crianças enviadas pelas Assistentes Sociais e que estavam perdendo a Infância. Agora participam de atividades lúdicas e têm incentivo e acompanhamento aos estudos, por meio do Aplauso”, explica Rosmarí.

Aplauso

Criado para ser uma das ferramentas que auxiliem no processo de ensino-aprendizado dos alunos com dificuldades de aprendizagem e riscos educacionais, o projeto “Aplauso” foi implantado pela Seduc em 2004

Em 2006, já foram assinados mais de R$ 4,5 milhões em convênios do “Aplauso” para atender cerca de 52 mil estudantes, em 108 municípios de Mato Grosso, contemplando 208 escolas estaduais.

Pelo projeto, os alunos têm acesso a oficinas culturais, artísticas, esportivas, além de aulas de reforço escolar. E todas essas ações são desenvolvidas extra-classe, de forma que o aluno possa vir para a escola em horário integral.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/267027/visualizar/