Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 20 de Outubro de 2006 às 15:05

    Imprimir


Melhorar o emprego e impulsionar a educação e os programas de previdência social são medidas necessárias para conseguir a integração social na América do Sul, segundo especialistas do Congresso de Políticas Sociais que termina hoje na Argentina. Desde quarta-feira passada, funcionários públicos, responsáveis de várias ONGs e acadêmicos debatem em Buenos Aires as políticas necessárias para superar os problemas de exclusão social da região, "o grande desafio dos países da área", disse à Efe o organizador do encontro, Eduardo Amadeo.

Para Amadeo, presidente da Associação Argentina de Políticas Sociais (AAPS), a dificuldade para conseguir trabalhos decentes e a forte correlação existente entre os baixos níveis educativos, a pobreza e a exclusão social são a chave para entender as grandes "desigualdades" existentes na América do Sul.

"É necessário trabalhar em um pacto social que estabeleça os critérios de exclusão social e lutar contra este desafio a longo prazo, sem deixar que os ciclos econômicos da região reduzam o investimento", disse Amadeo.

"Assim, é preciso aumentar a arrecadação fiscal, o que cria outro problema, pois os países mais necessitados são os que têm maior fraqueza fiscal", acrescentou.

Segundo o presidente da AAPS, as reiteradas crises econômicas da região geraram uma "pobreza dura", com gente que após longos períodos de desemprego perdeu seu "capital humano" e sua capacidade para se integrar de novo na sociedade.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/267047/visualizar/