Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Outubro de 2006 às 06:52

    Imprimir


No próximo sábado (21), o programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde lançará em Maringá um projeto piloto de instalação de implantes dentários e próteses através do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento acontecerá a partir das 9 horas na sede do Cisamusep - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense - e contará com a presença de prefeitos da região, autoridades municipais, além de representantes do Governo Federal. Neste mesmo dia, haverá entregas de equipamentos odontológicos nas cidades de Marialva e Cianorte.

O projeto inovador terá a participação Cisamusep, juntamente com profissionais da área odontológica da Universidade Estadual de Maringá. Nesta primeira etapa, os pacientes que necessitam de implantes serão amparados pelo Consórcio e terão atendimento odontológico especializado gratuitamente.

"Além da importância do Brasil Sorridente como política prioritária do Governo Federal - já que é a primeira vez que o Brasil tem uma política nacional de saúde bucal -, Maringá está sendo reconhecida como um dos pólos odontológicos mais importantes do Brasil", afirma Gilberto Pucca, Coordenador Nacional de Saúde Bucal. Além de Maringá, outras cinco cidades brasileiras já contam com este projeto piloto: Cascavel, Goiânia, Guarulhos, Brejo da Madre Deus e Ouro Preto.

Ações no Paraná

No Paraná, 925 equipes de saúde bucal ligadas ao programa Saúde da Família cobrem 46,2% da população do Estado (dados atualizados/ outubro de 2006). O programa Brasil Sorridente atende 293 cidades paranaenses, o que corresponde a 73,4% dos municípios.

Entre janeiro e julho deste ano, foram investidos quase R$ 12.500 milhões manutenção dessas equipes. Além disso, o Estado conta com 35 Centros de Especialidades Odontológicas, com investimentos na ordem de R$ 5 milhões.

Em Maringá, até julho deste ano, foram repassados mais de 235 mil reais para este programa de atendimento bucal. Hoje, o município conta com 18 equipes de saúde bucal e Centros de Especialidades Odontológicas, que atendem 124.200 pessoas, ou seja, 38,8% da população (dados atualizados /outubro de 2006). Somente neste ano, 21 consultórios avulsos foram doados ao município e à UEM com o objetivo principal de ampliar o atendimento.

Brasil Sorridente

O Brasil Sorridente é um programa do Governo Federal que engloba diversas ações com o objetivo de melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira. Antes deste projeto, a atuação federal nesta área se resumia ao repasse de recursos para equipes formadas nos próprios municípios.

Hoje, o programa investe em Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) além de equipes de saúde bucal. O Ministério da Saúde, através da Coordenação Nacional de Saúde Bucal, está repassando consultórios para ampliação do atendimento básico e especializado nos postos de saúde do SUS e nos CEOs. Estes consultórios completos estão sendo repassados a todos os Estados.

Cada consultório é equipado com cadeira, refletor, unidade auxiliar (cuspidor), mocho (banquinho), equipo (suporte) e peças de mão, sendo uma de alta rotação e uma de baixa rotação com duas pontas. O Ministério da Saúde realiza também a capacitação de 450 gestores de Centros de Especialidades Odontológicas em dez Estados. O objetivo é treinar cerca de 800 gestores até o final do ano.

SERVIÇO Lançamento de projeto piloto do programa Brasil Sorridente Quando: 21 de outubro (sábado) Onde: Cisamusep (Cidade de Leiria, 416) Horário: 9 horas





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/267212/visualizar/