Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Outubro de 2006 às 00:55
Por: Márcia Raquel/Márcio Lemos

    Imprimir


O apoio do governador Blairo Maggi à reeleição do governo Lula (PT) assegura também o respaldo do PT à sua segunda administração em Mato Grosso. O acordo feito diretamente com a cúpula nacional do partido abre margem para o partido ocupar cargos no governo Maggi. Entre os cotados para ocupar uma função na gestão estadual, está o deputado reeleito Ságuas Moraes.

Neste caso, abriria vaga na Assembléia Legislativa para o primeiro suplente, Alexandre Cesar, que juntamente com o ex-secretário Luiz Antonio Pagot atua na coordenação nacional da campanha do presidenciável petista.

No entanto, a presidente do diretório estadual do PT, senadora Serys Slhessarenko, evita falar sobre o assunto sob argumento de que essa é uma discussão para depois do segundo turno.

Serys que disputou o governo do Estado e foi derrotada por Maggi, afirmou que, embora Blairo esteja junto com o PT neste segundo turno, as diferenças continuam. Porém, o segundo turno é outra parte da disputa pela Presidência da República, onde todo e qualquer apoio é bem vindo.

“As diferenças se mantêm. Ninguém varre diferenças, ninguém esquece diferenças, ninguém abre mão de diferenças para fazer alianças. Em segundo turno você tem que apoiar alguém. Há uma grande crítica hoje do apoio do governador ao presidente Lula porque querem o apoio para o outro candidato e ficaram aborrecidos”, ponderou. Ela avalia que é normal Blairo subir no palanque de Lula e que até esperava esse apoio.

“Acreditava que a grande maioria dos governadores estaria apoiando porque sabem que é o melhor para o Brasil”, disse.

Porém, o acordo com o PT prevê ainda a participação no staff do governo estadual. O nome de Ságuas surge como uma das opções para a Secretaria de Saúde.

O grupo da senadora Serys, que derrotou o deputado Ságuas Moraes, ligado ao grupo do deputado Carlos Abicalil na eleição do diretório estadual, vem novamente perdendo espaço dentro do partido. Desde que assumiu a presidência do PT em Mato Grosso e brigou pela candidatura própria em detrimento do apoio à reeleição de Maggi, Serys só amargou derrotas.

Envolvida no escândalo da máfia das ambulâncias, Serys teve uma votação menor que a novata Janete Carvalho (PCdoB) , que disputou o Senado. Para piorar a situação, a deputada estadual Vera Araújo, que é do mesmo grupo da senadora, perdeu a sua vaga na Assembléia para Ademir Brunetto e ficou como segunda suplente, atrás de Alexandre Cesar, que, assim como Ságuas, é do mesmo grupo de Abicalil dentro do partido.

Com isso, o grupo de Abicalil, que antes comandava o partido, volta a ter maior força, já que possui a maioria dos cargos eletivos conquistados pelo partido.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/267242/visualizar/