Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 15 de Outubro de 2006 às 13:53

    Imprimir


Quatro carros-bomba explodiram no que pareceu ser um ataque coordenado na cidade de Kirkuk, no norte do Iraque, neste domingo, matando 10 pessoas e esvaziando as ruas, já que os moradores aterrorizados preferiam ficar em casa.

Tropas dos Estados Unidos e do Iraque patrulhavam a cidade com helicópteros. Moradores disseram que a maioria das lojas estava fechadas.

As bombas explodiram em sucessão rapidamente pouco antes do meio-dia, três delas foram detonadas em ataques suicidas, de acordo com a polícia. No período da tarde, mais dois carros explodiram, deixando 14 feridos.

No pior dos ataques, um agressor suicida detonou seu carro do lado de fora de um instituto de professoras, matando quatro pessoas, entre elas duas estudantes.

Um segundo ataque suicida matou quatro pessoas que estavam próximos do quartel-general da guarda responsável pela proteção das instalações do governo. A explosão aconteceu perto de uma escola de meninas, mas não houve vítimas fatais nesse local.

"Por que isso está acontecendo no mês do Ramadã?", perguntou um morador, irritado enquanto andava em meio aos escombros deixados pelo atentado.

Autoridades militares dos Estados Unidos previram uma onda de violência durante o mês sagrado dos muçulmanos e afirmam esperar mais ataques nas próximas duas semanas.

Outro suicida detonou seu carro próximo a uma patrulha policial no sul de Kirkuk, matando duas pessoas.

A quarta explosão aconteceu perto de uma loja, mas não deixou vítimas.

Há apenas uma semana forças norte-americanas e iraquianas iniciaram uma ofensiva na cidade para combater a violência.

"Esses ataques são uma resposta às nossas operações. Eles têm civis como alvos", disse um oficial de polícia que não quis ter seu nome revelado.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/268414/visualizar/