Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 12 de Outubro de 2006 às 15:58

    Imprimir


Nos 104 municípios do país com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o candidato à reeleição para a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PCdoB-PRB), recebeu o voto de praticamente três em cada quatro eleitores no primeiro turno da eleição presidencial.

Lula teve 71,28%, contra 24,35% de Geraldo Alckmin (PSDB-PFL). O total de eleitores nesses municípios é de 785,2 mil 377,5 mil votaram em Lula e 128,9 mil, em Alckmin. O candidato tucano, por sua vez, obteve mais votos nos 104 municípios com maior IDH: 48,26%, contra 36,89% de Lula. O número de eleitores nesse universo é bem maior que nos municípios com IDH menor: 26,9 milhões, dos quais 10,2 milhões votaram em Alckmin, e 7,8 milhões, em Lula.

O Índice de Desenvolvimento Humano é composto, em partes iguais, de indicadores que acusam o bem-estar da população em três dimensões: expectativa de vida, nível educacional e renda per capita. Os últimos dados disponíveis sobre IDH municipal no país são do Atlas de Desenvolvimento Humano 2002, estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Dos 15 municípios com maior IDH no país, todos menos Fernando de Noronha (PE) ficam nas regiões Sul e Sudeste a lista é liderada por São Caetano do Sul (SP), com 0,919, numa escala de 0 a 1. Nos 16 com menor desenvolvimento humano, o primeiro da lista é Manari (PE), com 0,467. Todos, excetuando-se Jordão (AC), ficam no Nordeste.

Quem tiver curiosidade de comparar estas informações com a distribuição geográfica dos votos do primeiro turno, estado por estado, pode acessar o mapa elaborado pela Radiobrás. Ele mostra que o Acre, onde fica Jordão, é um dos dois únicos estados de todo o Norte e Nordeste onde Alckmin teve mais votos o outro é Roraima.

Para elaborar esse levantamento, a Radiobrás usou como referência a obra Atlas da Exclusão Social, do economista Márcio Pochmann. A obra usa como base o Censo de 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/268962/visualizar/