Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 10 de Outubro de 2006 às 21:58

    Imprimir


Um espetáculo único, criativo e ousado que parte das tradições mato-grossenses mais genuínas, como o siriri e o rasqueado, para criar uma nova linguagem. Esta é a proposta da participação da Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso, sob a regência do Maestro Leandro Carvalho, e do Grupo Caroline, sob a direção do coreógrafo Kelsson Panosso. Juntos pela primeira vez, a Orquestra e o Grupo Caroline farão uma apresentação única na abertura do XII Encontro Internacional de Empreendedores, realizado pelo Sebrae de Mato Grosso, no dia 12 de outubro, às 20 horas. O acesso é livre a todos os interessados e a entrada é franca.

A Orquestra do Estado e o Grupo Caroline farão a estréia de uma peça musical "eletroacústica" especialmente encomendada para ocasião ao compositor Sérgio Kafejian, de São Paulo, que se debruçou nas raízes do siriri mato-grossense para criar uma obra de concerto que partisse das referências mais profundas do gênero. O caminho percorrido começou com a gravação de grupos de siriri da região de Santo Antônio do Leverger, em Mato Grosso. Os sons da viola de cocho, do mocho, do ganzá e da bruaca foram registrados e enviados para o compositor que os utilizou como fonte "natural" de recursos.

Compositor de destaque na nova geração de músicos brasileiros, Kafejian está habituado a mesclar a linguagem eletroacústica com a música popular. Partindo do material original, ele criou uma nova peça chamada "A Dança do Siriri", onde os sons pré-gravados se combinam e complementam a partitura da Orquestra para uma performance especial onde o passado une-se ao futuro através de recursos tecnológicos. Para a estréia da peça no dia 12 de outubro, o próprio compositor participará como intérprete, operando os computadores em sincronia com o maestro Leandro Carvalho.

Uma vez concluído o processo criativo musical, entra em cena o coreógrafo Kelson Panosso, que desenvolveu uma coreografia exclusiva para o Grupo Caroline seguindo os mesmos pressupostos: com os olhos voltados para as raízes culturais mato-grossenses, buscou uma nova linguagem, oxigenando e trazendo vida para a arte brasileira. A Orquestra e o Grupo Caroline interpretam ainda o rasqueado "Homenagem a Mestre Albertino", em arranjo especial feito pelo compositor Ítalo Perón a partir dos temas "Lambari na Cuia", "Paraíso" e "No bairro do Areão".

O rasqueado é um gênero mato-grossense por excelência, resultado da fusão de gêneros sul-americanos, como a polca paraguaia, com o siriri e o cururu. A Orquestra de Câmara tem investido muita energia na recuperação do gênero enquanto patrimônio cultural do Estado, prestando homenagens a grandes mestres do passado e reconstituindo partituras e arranjos.

a abertura do XII Encontro Internacional de Empreendedores, o público terá a oportunidade de assistir um espetáculo criativo e ousado, provocando o espírito criativo de músicos e bailarinos para a construção de novas referências estéticas que refletem a atitude do homem do século XXI. Em plena sintonia com o passado e com o meio natural que nos circunda, a arte nos ensina que o novo é sempre possível.

A Orquestra é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, e tem como apoiadora a Lei Federal de Incentivo à Cultura, e as empresas EPE Pantanal Energia, Bimetal, Nortox, Localiza, Churrascaria Fornari, Hotel Mato Grosso Palace e do Sesc Mato Grosso.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/269393/visualizar/