Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Terça - 10 de Outubro de 2006 às 12:34

    Imprimir


A China obteve uma melhora significativa na luta contra o doping no esporte, mas ainda está longe da perfeição, disse nesta terça-feira o presidente da Agência Mundial Antidoping (Wada), Dick Pound.

Apesar da satisfação pelo "senso de urgência e importância" adotado pelas autoridades chinesas na questão do doping, Pound disse que não está certo se a China sabe a profundidade do problema no país.

"Não temos certeza e não penso que as autoridades chinesas tenham certeza do tamanho do problema", disse Pound.

"Esse é um país grande, importante, que tem um problema que talvez não tenha sido reconhecido como devia no passado", emendou.

Pound citou a recente descoberta de doping sistemático de atletas em academias para jovens no nordeste do país como prova de "que realmente há um problema e esta pode não ser a única circunstância."

Em agosto, autoridades chinesas encontraram centenas de doses de EPO, testosterona e esteróides na Escola de Atletismo Anshan, na província de Liaoning, e flagrou treinadores administrando substâncias proibidas em atletas de até 15 anos.

Pound descreveu a divulgação como "um grande colapso no sistema" e um "chamado a despertar" para as autoridades chinesas - similar ao escândalo Balco divulgado nos Estados Unidos.

"É muito vergonhoso descobrir que uma das suas academias esportivas tem uma diretoria que sistematicamente dopa os atletas, muitos deles nem têm certeza do que estão tomando", disse Pound.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/269524/visualizar/