Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 09 de Outubro de 2006 às 15:04
Por: Márcio Uhde

    Imprimir


As primeiras ligações de energia através do Programa Luz para Todos, no assentamento Pontal do Marape, distante 150km de Nova Mutum, começam a ser feitas no decorrer desta semana. A informação é da empresa Eletro Amazônia, contratada pela Rede/Cemat para elaboração, desenvolvimento e execução do projeto de eletrificação. Os 140 primeiros padrões que serão instalados estão sendo enviados para o assentamento nesta terça-feira, dia 10.

No assentamento existem ao todo 358 lotes, sendo que a energia será disponibilizada para todos os que estiverem residindo no local. Os trabalhos de posteamento e instalação dos cabos de condução começaram ser feito no ano passado e ainda estão em andamento. Estima-se que ao todo cerca de 200 km de rede deverão ser estendidos. Os solicitantes não terão nenhum custo com o investimento, cabendo-lhes somente a fatura com o consumo mensal.

O Assentamento Pontal do Marape é resultado da ocupação feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Mutum na antiga Fazenda Trescinco em 1997. Após a desapropriação e posterior distribuição dos lotes, coordenada pelo INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, as famílias mudaram para o local e iniciou-se uma batalha por melhorias na infra-estrutura que proporcionassem mais qualidade de vida.

Nesse contexto a administração municipal sempre disponibilizou serviços básicos de educação, saúde e assistência social, investimentos significativos expressos através da construção de obras, além da manutenção das estradas e no apoio a iniciativas locais. Órgãos governamentais também sempre estão presentes, a exemplo da Empaer do INDEA, assim como entidades de classe e instituições.

Agora, com a energia os assentados terão mais poder para transformar a matéria-prima. A eletricidade possibilita novos investimentos, a exemplo da transformação do assentamento em uma bacia leiteira, projeto este encabeçado pelo Banco do Brasil com o apoio da Empaer e da Prefeitura Municipal de Nova Mutum.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/269783/visualizar/