Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 06 de Outubro de 2006 às 02:45

    Imprimir


Cientistas americanos e italianos descobriram as origens genéticas da dependência ao álcool, segundo estudos divulgados hoje pela revista Cell.

Segundo os cientistas, essa descoberta é uma virtual confirmação de pesquisas anteriores, que diziam que pessoas com maior tolerância ao álcool correm maior risco de se tornarem alcoólatras.

Em um dos estudos, os cientistas do Instituto de Oncologia Molecular da Itália descobriram que os ratos que não têm um gene ativo no "esqueleto" celular (citoesqueleto) são menos suscetíveis aos efeitos intoxicantes do álcool.

Como resultado, esses animais consomem mais etanol que os outros roedores sem sentir seus efeitos embriagantes.

As análises também mostraram que os neurônios mutantes desses animais eram menos sensíveis à reconfiguração do citoesqueleto, que ocorre depois da exposição ao etanol.

Os cientistas italianos afirmaram que sua pesquisa proporcionou uma idéia mais clara sobre os mecanismos moleculares que determinam a resistência ao álcool, e poderia ser útil no combate à dependência que afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo todo.

No segundo estudo, pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram uma mutação genética em moscas que as tornava invulneráveis aos efeitos embriagantes do álcool.

Ao aprofundar o estudo, os especialistas descobriram que os insetos não produziam uma proteína reguladora desses efeitos que está contida em um gene que, indiretamente, influi no citoesqueleto neuronial.

"A maior parte das pesquisas tinha se concentrado nos receptores da superfície celular e tinha dado pouca atenção ao cistoesqueleto", disse Ulrike Heberlin, cientista da Universidade da Califórnia que participou de ambos os estudos.

"Agora, por caminhos diferentes, estas duas pesquisas ressaltaram a possível função do citoesqueleto na reação ao etanol", afirmou.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/270602/visualizar/