Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 05 de Outubro de 2006 às 07:36

    Imprimir


Um porta-voz americano e o ministério da Defesa iraquiano desmentiram em Bagdá a morte do novo líder da Al-Qaeda no Iraque, Abu Hamza al-Muhajer, conhecido legalmente pelo nome de Abu Ayub al-Masri, anunciada mais cedo pela rede de televisão Al-Arabiya.

O porta-voz militar dos Estados Unidos, coronel Barry Johnson, respondeu "não" ao ser questionado se a informação divulgada pela emissora por satélite, segundo a qual Masri havia sido morto pela força multinacional, era exata.

O coronel Johnson acrescentou que alguns rebeldes morreram nos últimos dias, durante uma operação na província de Al-Anbar (oeste), mas que provavelmente o líder da Al-Qaeda no Iraque não figurava entre eles.

"Não acreditamos ter matado Al-Masri durante alguma operação executada pelas forças da coalizão", disse.

"Uma operação foi realizada nos últimos cinco dias em Al-Anbar e havia a possibilidade de que estivesse entre os mortos. Porém, após uma investigação preliminar descobrimos que isto era muito improvável", explicou o porta-voz.

"De todas as maneiras, continuamos os exames médicos para descartar qualquer incerteza", concluiu.

O porta-voz do ministério iraquiano da Defesa, Mohammed Askari, declarou que exames médicos seriam realizados no corpo de um rebelde morto, mas acrescentou que é bastante provável que não se trate do líder da Al-Qaeda no Iraque.

A rede de televisão Al-Arabiya, com sede em Dubai, havia informado mais cedo que o líder terrorista teria sido eliminado durante um ataque americano em Haditah, na quarta-feira.

Em junho, Abu Ayub Al-Masri assumiu o lugar de Abu Mussab Al-Zarqawi, morto durante um ataque aéreo americano no Iraque em 7 de junho.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/270883/visualizar/