Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 05 de Outubro de 2006 às 07:32

    Imprimir


A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, exigiu hoje ao ministro da Defesa de Israel, Amir Peretz, que amenize as restrições sobre a população palestina, especialmente nas passagens de fronteira com Israel.

Rice encontrou Peretz depois de se reunir com a ministra de Exteriores de Israel, Tzipi Livni, após ter se encontrado na quarta-feira com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e de ter jantado com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

Peretz afirmou durante a reunião que a adoção de medidas humanitárias "é algo de interesse mútuo" e destacou que tem intenção de melhorar a situação para os palestinos nas passagens fronteiriças, entre elas a de Rafah, entre Gaza e Egito.

Por isso, Peretz fez um acordo com Rice para a instalação de máquinas modernas para detectar explosivos e armas, a fim de acelerar a passagem de viajantes e mercadorias entre a Faixa de Gaza e Israel, disseram fontes ligadas ao titular da Defesa.

Também disse a Rice que "a chave para promover o processo de paz com os palestinos é a libertação do soldado israelense Gilad Shalit".

Durante seu encontro com Olmert, Rice pediu a libertação de prisioneiros palestinos em Israel, que seriam 10 mil, para "ajudar o presidente Abbas" em sua luta política com o primeiro-ministro da ANP, Ismail Haniyeh, do Hamas.

Olmert prometeu à chefe da diplomacia americana que em breve a passagem fronteiriça de Karni - vital para a economia em Gaza - será reaberta, mas não libertará prisioneiros antes que o soldado Shalit seja libertado.

Segundo comunicado de imprensa do escritório do primeiro-ministro, Olmert condicionou a libertação de presos palestinos à libertação de Shalit pelos comandos de Gaza, que o capturaram em junho em uma base militar.

Segundo Olmert, essa libertação também seria uma condição para se reunir com o presidente Abbas e tentar retomar o processo de paz entre seus respectivos povos.

Em seu encontro na cidade cisjordaniana de Ramala na quarta-feira, Rice tinha se mostrado "muito preocupada" com a crise política e econômica que atinge a população palestina e por suas condições humanitárias, e prometeu a Abbas interceder diante de Israel.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/270885/visualizar/