Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 02 de Outubro de 2006 às 09:42

    Imprimir


O general Yasar Buyukanit, comandante do Estado-Maior das forças armadas da Turquia, rejeitou nesta segunda-feira o cessar-fogo unilateral oferecido pelos rebeldes curdos que atuam no país e prometeu dar continuidade à luta de Ancara contra os guerrilheiros separatistas "até que não sobre nenhum terrorista armado".

Buyukanit alegou que as forças armadas turcas jamais reconhecerão o cessar-fogo declarado no sábado pelo Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, por suas iniciais em curdo). Ele exigiu que o grupo entregue suas armas e se renda.

"Há menções sobre um cessar-fogo, como se houvesse dois Estados em guerra", comentou Buyukanit em pronunciamento da Academia de Guerra de Istambul. O discurso foi transmitido ao vivo pelas emissoras de televisão do país.

"As forças armadas turcas lutarão até que não sobre nenhum terrorista armado. Não houve mudança nessa posição e não haverá nunca", prosseguiu.

"A única saída para essa organização terrorista é entregar incondicionalmente suas armas e render-se ao sistema judiciário turco", prosseguiu.

Os comentários vieram à tona apenas algumas horas antes de o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se reunirem em Washington, onde discutiriam a situação entre Ancara e os rebeldes curdos, entre outros assuntos.





Fonte: AE-AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/271834/visualizar/