Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 01 de Outubro de 2006 às 22:25

    Imprimir


A África do Sul vai arcar com um custo total de 8,3 bilhões de rands (cerca de US$ 1,1 bilhão) para a construção de cinco estádios e a reforma de outros cinco para a Copa do Mundo de 2010, disseram os organizadores neste domingo.

O gasto supera com folga os 2,3 bilhões de rands estimados em 2004, quando o país conquistou o direito de organizar a competição e se converteu na primeira nação africana a receber o torneio mundial.

O valor também se situa bastante acima dos 3 bilhões de rands que o governo disse que destinaria para melhorar as instalações esportivas um ano atrás, já de olho no evento.

O comitê organizador local salientou em um comunicado que espera que o Parlamento aprove um projeto de lei para facilitar o desembolso de subvenções em 24 de outubro, permitindo a concessão dos contratos aos construtores até o final do ano, para iniciar as obras no ano que vem.

De qualquer maneira, não foram definidas datas exatas para o começo dos trabalhos, mesmo diante da crescente preocupação expressada pela Fifa nas últimas semanas acerca do ritmo das obras a menos de quatro anos do Mundial de 2010.

O comunicado contradiz um informe enviado ao Parlamento em junho pelo presidente executivo do comitê, Danny Jordaan, que disse que os trabalhos começariam em outubro e custariam cerca de 6 bilhões de rands.

O texto de domingo dizia que os custos incluíam 7,5 bilhões de rands para os trabalhos de construção, 582 milhões para a segurança dos estádios e 195 milhões de rands para outros assuntos, entre eles as instalações para os meios de comunicação.

"Cinco estádios estarão prontos em dezembro de 2008 e o resto será finalizado antes da Copa de 2010", disse o comunicado.

Cinco estádios são necessários para acolher a Copa das Confederações, de oito times, em meados de 2009, e que servirá como teste um ano antes do Mundial.

Os estádios novos serão construídos na Cidade do Cabo, Durban, Nelspruit, Polokwane e Port Elizabeth. Na Cidade do Cabo e em Durban estão programados estádios com capacidade para 70 mil espectadores.

O estádio de Soccer City em Johannesburgo, onde a Copa vai começar e terminar, é o que vai sofrer a maior remodelação: aumentará sua capacidade para 100 mil espectadores.

No mês passado, Joseph Blatter, presidente da Fifa, disse que planejava viajar para a África do Sul em breve para "animar o comitê organizador".

"No momento eles têm planos, dinheiro e vontade, mas ainda não vi as pás e as picaretas para começar o trabalho", disse Blatter.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/272004/visualizar/