Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 01 de Outubro de 2006 às 21:37

    Imprimir


O quadro já começa a se definir na eleição para deputado federal em Mato Grosso. Com 88,92% dos votos apurados, há apenas uma briga direta por uma das oito vagas, entre os candidatos Valtenir Pereira, do PSB, e Eduardo Moura, do PPS. A diferença entre os dois, a favor de Valternir, é de 178 votos apenas, neste momento. A marcha da apuração, nesse caso, promete capítulos emocionantes. As outras sete vagas estão praticamente definidas, segundo os cálculos referente ao coeficiente eleitoral.

Até aqui, o coeficiente eleitoral é de 160.167 votos. Ou seja: o partido ou coligação necessita atingir na soma geral essa quantidade de votos para eleger o seu melhor candidato. Nessa regra, a coligação “Mato Grosso Unido e Justo”, formada pelo PP e pelo PFL, deve eleger dois candidatos. São eles: Pedro Henry (PP), que tem 65.092 votos; e Eliene de Lima, também do PP, com 60.956 votos. O terceiro colocado na coligação é Chico Daltro, outro do PP, com 46.290 votos.

Vai eleger também dois deputados a aliança “Unidade e Trabalho”, formada pelo PMDB, PL e PTB. Nenhuma novidade de quem está na frente: em primeiro lugar, Welington Fagundes, do PL, com 74.835 votos, a frente de Carlos Bezerra, do PMDB, com 68.406 votos. O terceiro colocado é Vitor Galli, do PMDB, com 20.727 votos. Nessa aliança, fica de fora Ricarte de Freitas, do PTB, que ocupa atualmente uma das vagas de Mato Grosso. Welington e Bezerra são políticos de Rondonópolis, cidade da região Sul de Mato Grosso.

A aliança “Unidade Ética na Política”, formada por PTN, PPS, PAN, PRTB, PMN, PTC, PSB e PV, elege, até aqui, dois deputados. Está com a vaga garantida Homero Pereira, do PPS, ex-presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso. Ex-suplente de deputado estadual, Homero tem 91.674 votos. A segunda vaga é justamente aquela, disputada entre Valtenir Pereira e Eduardo Moura.

O político mais votado, Carlos Abicalil, do PT, retorna a Câmara dos Deputados. Havia temores quanto ao coeficiente eleitoral. Mas o PT passou na prova. Abicalil tem 116.151 votos. O segundo colocado da aliança “Mato Grosso por Inteiro” na qual o PT está inserido, é João Ferlin, com 7.928 votos. Também elegerá um deputado o PSDB: será Thelma de Oliveira, que está até aqui com 70.340 votos.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/272009/visualizar/