Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 01 de Outubro de 2006 às 20:26

    Imprimir


Depois da virada surpreendente nas pesquisas de intenção de voto no início de agosto, Cid Gomes (PSB), 43 anos, conseguiu se eleger governador do Ceará já no primeiro turno, com 62,27 por cento dos votos depois de 86,57 por cento das urnas apuradas.

Com o apoio do PT e do PMDB, Cid quebra a hegemonia política de 20 anos do PSDB no Estado.

Ele agora terá de enfrentar o desafio de conduzir um Estado que foi governado por políticos importantes do PSDB, como Tasso Jereissati e Lúcio Alcântara, além do próprio irmão, Ciro Gomes (1991 e 1994), ex-ministro da Integração Regional no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ciro deixou o PSDB em 1996, quando, por discordar da política econômica do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, filiou-se ao PPS para concorrer à Presidência da República.

Cid é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará. Ele começou cedo na vida pública ao lado do seu pai José Euclides Ferreira Gomes. Foi eleito deputado estadual em 1990 e reeleito em 1994.

Aos 32 anos, tornou-se, pelo PSDB, o mais jovem presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, onde assumiu o governo do Estado na ausência do então governador Tasso Jereissati.

Em 1996, disputou a prefeitura de Sobral e foi eleito com votação recorde de mais de 64 por cento dos votos. Sob o lema "Sobral no Rumo Certo", foi escolhido como o melhor prefeito do Estado em 1997, 1998, 1999. Um ano depois, em 2000, foi reeleito com quase 68 por cento dos votos, mas pelo PPS.

No início de 2005, Cid Gomes transferiu-se para Washington, nos Estados Unidos, onde exerceu a função de consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No mesmo ano, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Cid é pai de Rodrigo, de 8 anos, e casou-se recentemente com Maria Célia Habib.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/272042/visualizar/