Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 01 de Outubro de 2006 às 19:59

    Imprimir


O governador Mendonça Filho (PFL) vai disputar o segundo turno das eleições contra Eduardo Campos (PSB), ex-ministro do governo Lula.

No fim da última semana de campanha, o governador Mendonça Filho cantava vitória e programava festa em Recife para este domingo. Eleito vice-governador por duas vezes (1998 e 2002, na chapa do peemedebista Jarbas Vasconcelos), ele atravessou o período de campanha como favorito de ponta a ponta - Costa e Campos altenaram-se no segundo lugar nas pesquisas.

Na última semana de campanha, as pesquisas apontavam os três principais candidatos embolados na disputa. Pesquisa do instituto Ibope divulgada no sábado mostrou o governador Mendonça Filho com a liderança na disputa, estável com 35%. Humberto Costa (PT) tinha 22% e Eduardo Campos (PSB), 27%. EM PERNAMBUCO

Governador Mendonça Filho (PFL), candidato à reeleição

Candidato do PSB, Eduardo Campos

LEIA MAIS

O principal fato da campanha foi o indiciamento de Humberto Costa, anunciado pelo próprio candidato no final de agosto. Ex-ministro da Saúde do governo Lula, Costa foi indiciado pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento no escândalo dos vampiros - esquema de fraudes em licitações para a compra superfaturada de hemoderivados descoberto em 2004.

O indiciamento, no entanto, não teve se refletiu em grandes perdas eleitorais. O principal reflexo do envolvimento do petista no escândalo foi o aumento do seu índice de rejeição. No final de agosto, antes de ser alvo das denúncias de envolvimento com a máfia dos vampiros, o ex-ministro tinha 10% de rejeição - subiu para 18% em setembro, de acordo com o instituto Vox Populi.

A disputa em Pernambuco começou equilibrada, mas sempre com Mendonça Filho na dianteira. Em abril, meses antes da definição das candidaturas, o instituto Vox Populi dava 29% para Mendonça Filho, contra 21% para Costa e 23% para Eduardo Campos. No início da campanha, Campos e Costa disputavam o apoio político do presidente Lula - ambos foram ministros no governo petista (Costa da Saúde, e Campos da Ciência e Tecnologia) e alternaram-se no segundo lugar nas pesquisas.

Também concorreram ao governo do Estado Clovis Corrêa de Oliveira Andrade Filho (Prona), Edilson Francisco da Silva (PSOL), Kátia Maria da silva Telles (PSTU), Luiz Vidal Silva (PSDC), Oswaldo Helder de Oliveira Alves (PCO) e Rivaldo Soares do Nascimento (PSL).

Na disputa para senador, o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ficou com a vaga. Ele disputou com Luciano Siqueiro (PC do B) e Jorge Gomes (PSB).





Fonte: UOL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/272058/visualizar/