Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 01 de Outubro de 2006 às 19:28

    Imprimir


Com pouco mais de 95% dos votos apurados, o governador Alcides Rodrigues (PP), candidato à reeleição, e o senador Maguito Vilela (PMDB) são os nomes garantidos para o segundo turno em Goiás. Até a última pesquisa Ibope, divulgada no dia 30, o candidato do PMDB liderava a disputa, com pequena diferença sobre o pepista.

O segundo turno em Goiás promete repetir as emoções de 1998, quando Marconi Perillo (PSDB), um jovem de 35 anos, derrotou o ex-governador Íris Rezende, até então a maior liderança política no Estado.

Grande parte da responsabilidade pelo segundo turno em Goiás pode ser atribuída a Marconi Perillo. Governador do Estado de 1999 a março de 2006, o agora senador eleito empenhou-se para fazer crescer a candidatura de seu substituto.

O governador Alcides, candidato à reeleição, era até o início deste ano um ilustre desconhecido na política goiana. Em maio, aparecia nas primeiras pesquisas com pouco mais de 10% das intenções de voto. Graças à projeção como governador e ao apoio de Marconi, subiu e hoje ameaça o ex-governador Maguito.

Maguito governou o Estado quando o PMDB era considerado imbatível. O senador é cria de Íris Rezende, atual prefeito de Goiânia e responsável por um domínio dos peemedebistas que durou 15 anos - de 1983 a 1998. Em 2002, quando Marconi foi reeleito, o adversário também foi Maguito. O tucano venceu o pleito ainda no primeiro turno com 51,2% dos votos, contra 32,8% do peemedebista.

Além do crescimento de Alcides, o fato com maior repercussão nesta campanha foi a gravação exibida pelo Fantástico, da Rede Globo, em 27 de agosto. O candidato ao governo pelo PSL, Osvaldo Pereira, foi flagrado tentando vender seu espaço no horário eleitoral por R$ 1,25 milhão. O programa do senador Demóstenes Torres (PFL), também candidato ao governo, exibiu pouco depois trechos em que Osvaldo acusava Maguito e Alcides de terem financiado sua campanha.

O PT não lançou candidatura própria, mas apoiou o deputado federal Barbosa Neto (PSB), terceiro colocado. O partido chegou a aprovar a aliança com o PMDB - por isso, deve apoiar Maguito, cabo eleitoral de Lula, no segundo turno.

Outros dois candidatos concorreram ao governo estadual: o vereador de Goiânia Elias Vaz (PSOL) e Edward Júnior (PSDC).





Fonte: UOL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/272080/visualizar/