Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 30 de Setembro de 2006 às 08:20
Por: Naiara Martins

    Imprimir


Na próxima quarta-feira (04.10), parte rumo a Brasília (DF), a primeira equipe mato-grossense que fará parte das disputas pelas Olimpíadas Escolares Brasileiras – Categoria A, no período de 06 a 16 de outubro, na Capital. A delegação mato-grossense é formada por 108 atletas, envolvendo as modalidades de basquetebol, voleibol, futsal, tênis de mesa, handebol, natação, atletismo, judô e xadrez, nos naipes masculino e feminino, além de 14 técnicos e quatro dirigentes.

De acordo com o cronograma das competições, de Mato Grosso embarca a primeira equipe no dia 04, para as competições nas modalidades de basquete e tênis de mesa. No dia 05, parte a equipe formada pelas modalidades de handebol, natação e xadrez. Já no dia 07.10, é a vez dos atletas pelas modalidades de futsal e voleibol partirem a caminho do brasileiro. E na segunda-feira, 09.10, sai a última equipe da delegação, com as modalidades de atletismo e judô.

As olimpíadas escolares, são promovidas pelo Ministério dos Esportes, por meio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e estão divididas em duas categorias: Categoria A, disputada por atletas com idade entre 15 e 17 anos, e Categoria B, na faixa etária entre 12 e 14 anos. Com o objetivo de inserir o Estado nas disputas pelo brasileiro/categoria A.

A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer implantou este ano as disputas pelos Jogos Escolares Mato-grossenses nesta categoria. Desta forma, os finalistas para o brasileiro são selecionados a partir da realização de 11 jogos regionais e, conseqüentemente, do estadual, realizado nesta edição, no município de Tangará da Serra, onde participaram mais de 1.700 atletas de 48 municípios.

Além de garantir a participação do Estado com representatividade nacional, outro ponto positivo alcançado pela SEEL foi a mobilização atingida já em nível escolar. Em 2005, os escolares/categoria B envolveram cerca de 6 mil estudantes, hoje, com a implantação da faixa etária de 15 a 17 anos, a SEEL conseguiu mobilizar mais de 11 mil alunos de 830 escolas, entre estaduais e particulares. Ou seja, os jogos garantem o envolvimento de professores/técnicos e alunos, estimulados em seu próprio ambiente, o escolar.

Simples ações, como o reconhecimento e a valorização de profissionais envolvidos no desenvolvimento de atividades esportivas, nos mais diversos estabelecimentos de ensino, também passaram a ser incentivadas a partir da mobilização pelos jogos escolares.

Bolsa Atleta E os resultados não param por aí. O Projeto Olimpus – Bolsa Atleta também estará marcando presença nas olimpíadas brasileiras. Desta vez, estarão representando o projeto os atletas Henrique Ferrari,Yuri Wojciechowski e Yolen Rhea Pereira Pinto, todos da modalidade de natação. No atletismo, o destaque é para a bolsista Nadia Aguilera Conceição.

O Bolsa Atleta é um projeto que prevê o custeio para a participação de atletas em competições esportivas pelo período de um ano. O recurso pode ser utilizado para a aquisição de materiais esportivos, uniformes, pagamento de transporte, entre outras necessidades.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/272477/visualizar/