Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 27 de Setembro de 2006 às 22:57
Por: Alexandre Franco

    Imprimir


A cerimônia de entrega dos troféus aos 16 vencedores da Etapa Regional do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica que acontece na próxima quarta-feira, dia 04 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, divulga o Estado de Mato Grosso como uma das novas rotas da tecnologia no País.

O trabalho desenvolvido nos últimos anos em torno da Ciência e Tecnologia em MT permitiu lançar as bases para se construir e desenvolver em médio prazo um parque tecnológico estável no estado.

Muito tem contribuído à promoção e estímulo de pesquisas e projetos tecnológicos e de inovação locais o Plano Estadual de Ciência e Tecnologia, que desde o ano de 2000 vem abrindo um novo panorama que é o de projetar Mato Grosso, muito além de uma fronteira agrícola, para também transformar o estado numa nova fronteira tecnológica.

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) é a grande realizadora desta prestigiosa premiação no Centro-Oeste, que tem feito com que o empreendedorismo regional seja valorizado.

Por intermédio de sua equipe de coordenadores a Finep tem também colaborado com os estados, para que os mesmos com seus respectivos municípios e órgãos parceiros (entidades de classe, universidades), trabalhem num sistema de rede ou de ações em conjunto, abrindo demandas nas regionalidades do País e ajudando na melhoria da estrutura e da capacidade brasileira para gerar inovações.

Muitos avanços já foram conquistados na área com a aprovação de novas leis, redução da burocracia, aumento dos incentivos e ampliação de opções de crédito à pesquisa e no desenvolvimento de projetos.

Um dos grandes gargalos que também começa a ser vencido é a redução da demora no registro de marcas e patentes que ajudará a minimizar o problema do atraso do Brasil neste concorrido segmento de registros de propriedades industriais.

Sistema eletrônico

Nesta semana foi divulgada notícia sobre a intenção do governo em adotar a partir de 2007, um sistema eletrônico para registros de marcas e patentes e assim reduzir de três anos para um ano o tempo de espera de registro de uma marca, de oito anos para cinco anos o tempo de espera de registro de uma patente.

A idéia é tentar desburocratizar o processo de encaminhamento e acompanhamento do depósito da marca ou da patente requerida, e gerar, segundo a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual, o aumento da margem da segurança jurídica e da captação de novos investimentos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o Brasil no ano passado fez o requerimento de 21 mil patentes, sendo 90% delas, por empresas estrangeiras. No Japão o pedido de patentes em 2005 foi de 420 mil e nos Estados Unidos 357 mil.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/272939/visualizar/