Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 27 de Setembro de 2006 às 08:53

    Imprimir


O ecoturismo foi o principal tema da reunião do Fórum Estadual de Turismo, realizada ontem no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A reunião foi presidida pela secretária de Turismo de Poconé, Nilva Zeitoum.

O operador internacional e americano, Douglas Trent, apresentou a proposta do curso Internancional de Desenvolvimento de Ecoturismo em Comunidades. O objetivo do curso é orientar para o ecoturismo como alternativa de renda para comunidades que vivem em regiões com potencial para essa atividade. "Mato Grosso tem um grande potencial para desenvolver o ecoturismo", ressaltou Trent. De acordo com ele, a visão que empresários e operadores têm de ecoturismo deve ser mudada. Ele destacou a importância da inclusão das comunidades neste tipo de atividade turística. "O ecoturismo não só deve ajudar a preservar a natureza, como também ajudar economicamente as comunidades que fazem parte dela".

Os associados presentes no Fórum aprovaram a implantação do curso. A princípio a capacitação será apenas para os representantes do Fórum. "Depois queremos que os membros do Fórum capacitem os representantes municipais, instituições de ensino, e empresários do setor turístico”, enfatizou Nilva Zeitoum.

Em seguida o chefe do Parque Nacional do Pantanal (localizado em Poconé), José Augusto Ferraz de Lima, falou da inclusão do parque e o de Chapada dos Guimarães no Programa de Visitação de Parques Nacionais, implementado este ano pelo IBAMA e os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo. Dos 63 Parques Nacionais do Brasil, 23 foram escolhidos para participarem do programa. Lima destacou algumas das ações do programa para os parques, como a capacitação de pessoal, captação de recursos e implantação de infra-estrutura. O programa terá duração de dois anos.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273131/visualizar/