Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 25 de Fevereiro de 2013 às 16:52

    Imprimir


Os prefeitos da região do Teles Pires se reuniram com o deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) na manhã desta segunda-feira (25), em Sinop, para debater uma pauta em comum: os impactos causados pela construção de usinas hidrelétricas ao longo do Rio Teles Pires. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Juarez Costa (PMDB) e contou também com a participação de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Sindicato Rural, que apresentaram dados técnicos dos impactos propiciados pelas usinas.
 
Valtenir destacou que "em cada município onde uma usina está em construção, no mínimo 3 mil pessoas se aglomeram um busca de novas oportunidades de trabalho. Isso gera uma demanda inesperada para o município em todos os setores como habitação, saúde, educação, transportes, e por isso nos reunimos para organizar a formação de uma Associação dos municípios. O parlamentar também disse que já esteve no Ministério do Planejamento para levar as reivindicações dos municípios envolvidos. "Agendamos uma reunião em que todas as pautas serão apresentadas. Vamos solicitar de maneira conjunta todas as demandas dos municípios para endossar e assim dar mais força aos pedidos”, explicou o deputado.
 
Segundo Valtenir, a reunião com o Ministério do Planejamento está marcada para o próximo dia 6 de março, às 9h.  “Além do município sede, os municípios próximos também acabam recebendo essa demanda espontânea, portanto todos precisam receber as compensações”, salientou.
 
Para os prefeitos da região, com usinas em construção e outras ainda em processos de licitação, os impactos poderão ser sentidos por um longo período de tempo. “Transporte, água, condições sanitárias, educação, saúde, tudo isso é uma demanda por no mínimo dez anos até que todas as usinas sejam construídas e os municípios possam ofertar a infra estrutura para aqueles que continuaram residindo no local no período pós-construção”, avalia a vice prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PSB).
 
Para a região está prevista a construção de 5 usinas, que irão compor um  único sistema. A Usina Hidrelétrica Teles Pires, que será construída entre as cidades de Paranaíta, no Mato Grosso e Jacaraenga, no Pará, será a maior do complexo, com capacidade instalada de 1.820 megawatts (MW) de potência.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/27317/visualizar/