Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 26 de Setembro de 2006 às 14:57

    Imprimir


É isso aí galera. Dia 29, sexta-feira, a banda gaúcha Fresno desembarca em Cuiabá para fazer um show imperdível na boate Hitz Lounge Bar, lançando o seu terceiro disco, “Ciano” pela Terapia Records. Recordista de downloads na internet a banda foi indicada ao VMB da MTV na categoria audiência, com grande possibilidade de premiação.

O trabalho vem solidificar ainda mais a carreira desta banda que, depois de batalhar por seis anos no underground, começou a dar seus primeiros passos em direção ao mainstream. Atração principal de festivais de música independente de todo o país – a turnê do disco anterior, "O Rio, A Cidade, A Árvore", passou por 17 estados –, o quarteto foi tema de reportagens na MTV, Jornal Hoje, Revista Época, e Fantástico. Vista no Brasil como a maior referência do distorcido e controverso gênero emocore, a Fresno mostra em “Ciano”, que sua música transcende rótulos.

A banda se formou em 99, quando os amigos de escola Lucas (vocais), Vavo (guitarra), Lezo (baixo) e Cuper (bateria) começaram a se apresentar em festas e bares colegiais. A coisa foi ficando séria e, em 2001, o quarteto gravou sua primeira demo, “O acaso do erro”, com seis faixas. Em 2003, a banda voltou para o estúdio e gravou o CD independente “Quarto dos livros”, que ganhou destaque na Internet com as faixas Teu Semblante, Carpe Diem e Stonehenge, campeãs de downloads em sites de música. No ano seguinte saiu o segundo disco: “O rio, a cidade, a árvore”, que consagrou a banda na rede com a faixa Onde Está, baixada por mais de 30 mil internautas só no Trama Virtual, maior portal de música independente do Brasil.

No novo disco, “Ciano”, a Fresno mostra em 14 faixas (11 inéditas e três regravações do primeiro CD), que sua música tem toda a maturidade de que precisa para se estabelecer no mainstream do rock nacional. As letras, descritivas e emocionadas, retratam sentimentos comuns à juventude urbana, com a peculiaridade de serem conduzidas de forma que, verso a verso, constroem um clímax. A sonoridade crua gera uma atmosfera que se explode e se reconstrói sucessivamente. Essa, aliás, é a característica que melhor diferencia a FRESNO de outras bandas: fugindo do surrado binômio verso-refrão, o quarteto conta histórias com início, meio e fim. Todas as músicas alternam arranjos singelos e calmos com catarses explosivas de fúria, amor e ódio que casam perfeitamente com as letras autobiográficas de Lucas.

A sinceridade das composições refletiu com tamanha precisão as angústias da geração que a empatia foi imediata em todo o País. Que o digam as milhares de pessoas que integram as mais de 300 comunidades da banda no Orkut (uma delas com mais de 60 mil pessoas). Este boom na internet levou a Fresno a contabilizar mais de 250 mil downloads no Trama Virtual. Desde que lançou sua primeira música (Onde Está, em 2004). a banda nunca mais deixou o Top 5 do portal. Atualmente, a música Cada Poça dessa Rua tem um Pouco de Minhas Lágrimas é a primeira colocada, com mais de 60 mil hits (audições no site) e mais de 15 mil downloads. Mas a música de maior destaque da Fresno no site é a atual quinta colocada, Alguém Que Te Faz Sorrir, baixada por mais de 50 mil pessoas; em hits, a faixa ultrapassa a marca de 160 mil.

Como se pode ver, na Internet, a Fresno está em casa. Foi pela rede que a banda realizou todas as suas operações de marketing e divulgação até hoje. "Sempre foi assim, e não é agora que vai deixar de ser. Devemos à Internet cada um dos fãs que a gente conquistou", diz Lezo, baixista.

Graças à tecnologia, em regiões pouco familiares a bandas gaúchas (como o Nordeste), os quatro rapazes têm shows esgotados e fãs calorosos. “Todo mundo canta junto em todos os shows”, observa o vocalista Lucas, com uma ponta irrepreensível de orgulho. Sem renegar suas origens virtuais, a Fresno já é uma realidade no cenário do rock nacional.

O show conta com o apoio do Olhar Direto, Secretaria Municipal de Cultura, Rádio Cidade, Secretaria Estadual de Cultura e jornal Folha do Estado. Ingressos à venda na Adeptus Livraria, nos shoppings 3 Américas e Goiabeiras. Antecipado a R$ 12, na hora R$ 15.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273343/visualizar/