Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Segunda - 25 de Fevereiro de 2013 às 13:16

    Imprimir


O mestrando de Ciência Animal da Universidade Federal de Mato Grosso, Saullo Diogo de Assis, defende, hoje, a dissertação com tema “prebióticos e antibiótico em dietas de leitoas em fase de creche”. Na pesquisa, o discente fez a avaliação de 368 leitoas de mesma linhagem, com peso médio de 6,5 kg,  a fim de analisar o efeito da suplementação de mananoligossacarídeo, um tipo de carboidrato nutricional que age como aditivo natural para melhora da saúde gastrointestinal dos animais e, consequentemente, aumenta os níveis de bem-estar, energia e desempenho dos mesmos.

Foi avaliado também o uso do polissacarídeo ß-glucano, que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, além de antibiótico em dietas durante a fase de creche das leitoas,  dos 21 aos 54 dias de idade. Para análise, foi avaliado além do desempenho em relação às substâncias manipuladas, características morfo-histológicas da mucosa intestinal e ocorrência de diarréia. Durante o estudo, foram feitas quatro repetições com 23 animais por unidade experimental e a análise de desempenho foi baseada nos fatores: peso corporal, ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar.

Através da pesquisa chegou-se à conclusão de que o mananoligossacarídeo proporcionou os melhores resultados de ganho de peso e conversão alimentar em relação ao tratamento com antibiótico, em leitoas de linhagem comercial no período analisado. Foi descoberto ainda que os tratamentos não influenciaram o consumo de ração, incidência de diarréia e características morfo-histológicas intestinais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/27345/visualizar/