Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 25 de Setembro de 2006 às 19:25

    Imprimir


O governador Blairo Maggi (PPS) sancionou o projeto de lei do deputado Sérgio Ricardo (PPS) que cria o Dia Estadual de Limpeza e Preservação do Rio Cuiabá. Agora, o dia 20 de agosto, está determinado em lei (8.558) para comemorar a data e passa a constar no calendário oficial do Estado. Pela lei, as comemorações e eventos ficarão a cargo das Secretarias Estaduais de Educação e de Meio Ambiente.

“Nosso objetivo é a realização anual de um grande movimento estadual de conscientização ecológica, em defesa do Rio Cuiabá. Trata-se de uma medida extremamente importante diante dos acontecimentos reiterados de agressão ao nosso rio, cujas conseqüências danosas já são sentidas por todos os mato-grossenses”, destaca o parlamentar.

Sérgio Ricardo, de forma individual, já vinha realizando ações em defesa da preservação do rio Cuiabá. Um exemplo é o evento, por ele coordenado, que foi denominado “Abraço ao Rio Cuiabá”, que já teve duas edições.

“Não há outro meio de contermos o avanço da destruição ambiental, senão através de um rigoroso processo educativo que incuta, de forma clara, na consciência de cada um o quanto é fundamental o esforço preservacionista”, acrescenta o parlamentar.

O dia escolhido para o desencadeamento das ações de limpeza e movimentos de conscientização, 20 de agosto, é justificado porque antecede o início da estação das chuvas. “Como se sabe, quando as águas começam a cair em grande volume, todo o lixo jogado nos córregos é arrastado para dentro dos rios. Por isso, é fundamental que a limpeza seja feita antes que as águas comecem a cair”.

Segundo a ECOPLAN, a bacia hidrográfica do Rio Cuiabá compõe-se por trinta e dois municípios, dos quais vinte e oito pertencem ao nosso Estado, e quatro, ao Estado de Mato Grosso do Sul. Fazem parte dessa bacia os seguintes municípios: Alto Araguaia; Acorizal; Alto Garças; Barão de Melgaço; Campo Verde; Chapada dos Guimarães; Coxim (MS); Corumbá (MS); Cuiabá; Diamantino; Dom Aquino; Guiratinga; Itiquira; Jaciara; Jangada; Juscimeira; Nobres; Nossa Senhora do Livramento; Nova Brasilândia; Pedra Preta; Pedro Gomes (MS);Planalto da Serra; Poconé; Porto Estrela; Poxoréu; Rondonópolis; Rosário Oeste; Santo Antônio do Leverger; São José do Povo; São Pedro da Cipa; Sonora (MS); Várzea Grande.

Diante disso, o parlamentar ressalta que a mobilização tem que ser em nível estadual. “É inadmissível assistirmos, por exemplo, ao lançamento diário de toneladas de lixo nas águas do Rio Cuiabá, jogadas diretamente no seu leito ou nos córregos que nele desembocam. Disso resultam várias conseqüências”, ressalta Sérgio Ricardo.

Entre os problemas que são ocasionados pelo lixo, o parlamentar destaca o assoreamento do Rio Cuiabá, que está com sua profundidade cada vez menor, em decorrência da alta quantidade de dejetos estacionados no fundo do seu leito. Ele enfatiza ainda que a poluição do rio pelo lixo tem provocado desequilíbrios de sua fauna e flora, com a contaminação e morte de milhares de peixes. Ocorrem ainda alterações na vida dos ribeirinhos que tem o rio e o peixe como sua principal fonte de existência e sobrevivência; estamos perdendo um de nossos mais importantes cartões-postais, ameaça a identidade cultural dessa cidade cuja história se mistura a do próprio rio; e mais preocupante ainda, é que a maior parte desse lixo é levado diretamente para dentro do pantanal, poluindo as suas águas, matando e impedindo a procriação dos peixes, obstruindo seus canais, ameaçando assim, o Pantanal Matogrossese, considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988 e Reserva da Biosfera pela Unesco em 2000; além de outras consequências que só poderão ser percebidas daqui a alguns anos.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273519/visualizar/