Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 25 de Setembro de 2006 às 09:50
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


“O Campeonato de Pesca de Mato Grosso servirá de modelo de incremento do turismo para outros Estados.” A afirmação foi da secretária de desenvolvimento de Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli Assis, durante a final do Campeonato, em Cáceres, realizado neste domingo (24.09). Na terceira edição, a aprovação pôde ser notada no aumento do número de municípios envolvidos.

Em 2004 foram 14 etapas, em 2005 subiu para 20 e este ano foram 37 cidades envolvidas. A secretária complementa que em algumas cidades o campeonato de pesca foi o maior e até o único grande evento promovido. “O Festival Internacional já é o maior do mundo e está no guines book, nós queremos agora que o campeonato também se torne o maior circuito de pesca do mundo”, frisou.

“Estivemos em Minas Gerais apresentando o modelo deste campeonato como um caso de sucesso”, ressaltou Yêda Marli. O sentimento de dever cumprido era notável na equipe organizadora e coordenadora do campeonato de Pesca. De abril a setembro, funcionários da Sedtur e da Sema se deslocavam para as mais diversas regiões do Estado, trabalhando na organização.

A representante do Ministério do Turismo, Monika Moura, destacou a importância do desenvolvimento de eventos como este no setor de pesca, por envolver diversos segmentos da economia. “Como exemplo, podemos ver em Cáceres todos os hotéis estavam lotados este final de semana, os restaurantes, vendas de produtos de pesca, isca, combustível, entre outros”, argumentou.

O biólogo Claumir Muniz, árbitro do Campeonato, e Geraldo Donizete, coordenador do evento, traziam estampados no rosto o contentamento com o resultado do trabalho. “Vamos fazer ainda uma avaliação, mas já podemos dizer que foi extremamente positivo”, afirmou Geraldo Donizete.

Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso irá premiar o município que realizou o melhor trabalho de conscientização e minimização do impacto ambiental. “Nós sabemos que teve cidade que a Prefeitura colocou pessoas até para catar os tocos de cigarros deixados no local da prova, na beira do rio”, destacou.

Ele explica que servidores da Superintendência de Educação Ambiental e de Pesca se deslocavam com uma semana de antecedência para os municípios. Eles acompanhavam o trabalho de preparação com aulas de educação ambiental e após o evento verificando como foi feita a retirada dos resíduos.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273622/visualizar/