Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 25 de Setembro de 2006 às 04:51

    Imprimir


O papa Bento XVI se reúne hoje com os embaixadores de cerca de 20 países de maioria muçulmana que mantêm relações com a Santa Sé, após a polêmica gerada pelas palavras do Pontífice na universidade alemã de Regensburg, que os muçulmanos consideraram ofensivas contra sua religião.

A reunião, que será realizada Castelgandolfo, residência de verão do Papa, acontece junto com o encontro que Bento XVI terá com o cardeal Paul Poupard, presidente do Conselho para o Diálogo Ecumênico, e dirigentes da comunidade muçulmana na Itália.

Poupard será o encarregado abrir o encontro, que será assistido, entre outros, por representantes de Catar, Paquistão, Jordânia, Argélia, Turquia, Egito, Marrocos, Iraque e Irã.

Da mesma forma, participarão representantes das comunidades islâmicas na Itália e da chamada "Consulta Islâmica" criada pelo Ministério de Interior italiano.

O convite para a reunião foi formulado na sexta-feira passada, após o que o representante na Itália da Liga Mundial Muçulmana, Mario Scialoja, afirmou ser "uma boa idéia para pôr fim a uma polêmica baseada em poucas palavras e tiradas de contexto de um discurso mais complexo".

Bento XVI assinalou em duas ocasiões que "sentia muito" que suas palavras sobre o Islã e Maomé tenham sido "mal entendidas" e reiterou que respeita profundamente os muçulmanos, monoteístas, como os cristãos.

Além disso, o Papa destacou que aquelas palavras não expressam seu pensamento, alegando que pretendia levantar o diálogo entre todas as culturas e religiões.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273687/visualizar/