Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 24 de Setembro de 2006 às 19:40

    Imprimir


O ex-presidente democrata americano Bill Clinton criticou o atual presidente George W. Bush por não ter preso terrorista Osama Bin Laden antes de 11 de setembro. Clinton se irritou com as críticas de que não conseguiu neutralizar Bin Laden depois de ele ter atacado um navio americano durante seu governo.

"Trabalhei duro para capturar (Osama Bin Laden). Encarreguei a CIA de matá-lo. Estive tão perto de matá-lo como nenhum outro e se ainda fosse o presidente já teria mais de 20 mil soldados lá (Afeganistão) para tentar eliminá-lo", disse Clinton (presidente de janeiro de 1993 a janeiro de 2001) à rede de televisão conservadora Fox News, visivelmente aborrecido por estas novas críticas.

"Porque você não fez mais para neutralizar Bin Laden e a Al-Qaeda quando era presidente?", perguntou o jornalista. "Não o capturei, mas pelo menos tentei. Eles (os republicanos) me ridicularizaram porque eu tentei. Eles tiveram oito meses para tentar. Não tentaram. Tentei e falhei. Lamento isso", disse Clinton.

"Mas após ter falhado, deixei uma estratégia global de luta contra o terrorismo e o melhor homem do país, Dick Clarke, que foi prejudicado", prosseguiu.

Após o atentado suicida contra o destróier USS Cole em outubro de 2000 no porto de Aden, que matou 17 marinheiros americanos e foi reivindicado por Bin Laden, Clinton disse "ter planos de batalha para ir ao Afeganistão, derrubar os talibãs e lançar uma grande ofensiva para localizar bin Laden".

"Mas não conseguimos obter da CIA e do FBI a confirmação de que Bin Laden havia sido o responsável pelo atentado", acrescentou Clinton. "Todos os conservadores republicanos que agora dizem que eu não fiz nada (para capturá-lo ou matá-lo) se queixavam de que eu era obcecado demais por Bin Laden", lamentou Clinton.

O ex-presidente americano já havia reagido a um filme para a TV americana, The path to 9/11, que apresentou um governo Clinton negligente face ao perigo representado por Osama bin Laden, deixando que planejasse os atentados de 11 de setembro de 2001 que deixaram cerca de 3 mil mortos. O filme gerou uma polêmica tão forte e foi divulgado por ocasião do 5o aniversário do 11 de setembro.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273733/visualizar/