Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 23 de Setembro de 2006 às 22:48

    Imprimir


Tonho da Onça é um sertanejo mato–grossense, caçador de onça, que após matar mais de 600 animais, passa a ter uma visão diferente em relação à natureza e a sua conservação. Para as autoras Olga Carvalho de Souza e Laís da Cunha Fagundes o desafio foi contar de forma clara e linguagem fácil à vida de Antônio Teodoro de Melo Neto, através das páginas do livro infantil “Tonho da Onça”, lançado nesta sexta-feira (22.09), na Literamérica 2006.

A intenção das autoras é divulgar a cultura de Mato Grosso e conscientizar crianças e jovens sobre a transformação de atitude, a fim de salvar a natureza. Até porque o próprio Tonho da Onça adquiriu uma nova concepção sobre a vida e sua preservação. Atualmente ele caça onças para colocar coleiras de rastreamento, e assim contribuir para salvar a vida deles.

Laís da Cunha explica que o livro envolveu uma pesquisa de seis meses que destrincha a vida do sertanejo, nascido em Coxim, e atualmente mora em Rondonópolis. “Tonho da Onça é um dos maiores caçadores de onça da nossa região. Ele é muito conhecido descobri que tem várias matérias produzidas sobre ele em vários lugares do Brasil. As pesquisas foram extensas”.

O texto foi elaborado por Olga Carvalho, que é professora de Letras, e as ilustrações ficaram a cargo de Laís. “Quando mostrei a pesquisa para Olga, ela ficou deslumbrada. Ficou fascinada pela história do seu Tonho. Então tomou a decisão de participar da empreitada”, esclarece.

Olga Carvalho é mato-grossense, professora de literatura brasileira. Laís Cunha é gaúcha, professora aposentada e artista plástico. As duas moram em Rondonópolis. O livro é patrocinado pela Lei de Incentivo a Cultura do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e foi editado e publicado pela Editora KCM.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273802/visualizar/