Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 23 de Setembro de 2006 às 07:46

    Imprimir


A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Sanguessugas já está de posse do dossiê contra políticos do PSDB e outros documentos referentes ao caso. Todo o material foi colocado num cofre da comissão pelo sub-relator Fernando Gabeira (PV-RJ). Segundo Gabeira, o material ficará trancado e só deverá ser aberto após as eleições pelo presidente da comissão, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ).

Gabeira e o também sub-relator Carlos Sampaio (PSDB-SP) receberam a documentação nesta sexta-feira do delegado da Polícia Federal Diógenes Curado e do procurador da República Mário Lúcio Avelar, responsáveis pelas investigações em Cuiabá. Eles estiveram em Brasília para tomar depoimentos.

O deputado do PV afirmou que os documentos estão sob sigilo, porque a Justiça assim determinou, e que não cabe à CPI quebrá-lo. "Nós estamos acompanhando as investigações, e não fazendo. A CPI não me autorizou a investigar. Para fazer investigações, precisamos do respaldo do plenário, que só volta a se reunir no dia 4 de outubro".

Gabeira admitiu que a CPI poderá criar uma sub-comissão para ajudar na investigação. "Isso vai depender do nível de nebulosidade em 4 de outubro, quando haverá reunião".

Segundo ele, o procurador Mário Lúcio Avelar disse que está trabalhando para descobrir rapidamente a origem do dinheiro apreendido pela Polícia Federal. O sub-relator disse ainda que o lugar certo para obter essa informação é o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

"Se alguém quiser investigar a origem do dinheiro, só há um caminho: ir ao Coaf. Se foi fácil rastrear a parte dos dólares indo ao Fed (Banco Central dos Estados Unidos), com os reais deveria ser mais fácil".

Além do dossiê, a CPI obteve registro dos depoimentos tomados em São Paulo e Cuiabá, de pessoas supostamente envolvidas com a elaboração e compra do material, de recibos e indicações de algumas agências bancárias.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273950/visualizar/