Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 23 de Setembro de 2006 às 07:33

    Imprimir


Agricultores de Mato Grosso começaram o preparo do solo para o cultivo de soja. A expectativa é que este ano a área plantada seja menor do que em 2005. A justificativa dos produtores é que existe dificuldade de acesso ao crédito, custo alto da produção e ainda há efeitos de dois anos de prejuízo no setor. Mato Grosso responde por 30% da soja produzida no país.

O produtor Luiz Breda, de Jaciara, diz que neste ano vai reduzir na metade a área de plantio: 750 hectares. O plantio começa em outubro, mas até agora Luiz comprou apenas metade do adubo que precisa. "Desde junho a gente vem tentando negociar os insumos porque nos outros anos, entre junho e julho, nós já tínhamos todos os insumos armazenados em casa para o plantio seguinte. Este ano estamos na boca do plantio e tenho praticamente 50% do adubo em casa", conta ele.

O presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Leonir Rugeri, diz que a região tem 70 produtores. A maioria está na mesma situação de Luiz. "Tem áreas piores, que vão ficar para trás, não serão plantadas. Nós temos também os produtores que estão com a intenção de plantio e não sabem se vão conseguir os produtos. A redução é certa. Nós só não sabemos de quanto vai ser ainda. Mais tarde é que vai dar para fazer uma avaliação", afirma Leonir.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273957/visualizar/