Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 23 de Setembro de 2006 às 06:49

    Imprimir


O diretor argentino Carlos Sorín, que concorre ao prêmio principal do festival de San Sebastián com "O caminho de San Diego", um filme sobre a fé e a esperança, disse que "o povo precisa acreditar, e isso não pode ser visto com ironia".

O filme, incluído na Seção Oficial do 54º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, narra a história de um jovem da província argentina de Misiones que reverencia Diego Maradona. Chega ao ponto de estar convencido de ver o ex-jogador na raiz de uma árvore, que transforma numa imagem de culto.

Quando Maradona é internado numa clínica, em 2004, seu admirador atravessa o país para levar o pedaço de madeira ao seu ídolo. A viagem é pontuada por referências a diversas crenças, dos orixás ao Gauchito Gil, imagem cultuada por muitos argentinos.

"A crença está respondendo a questões que a sociedade e os políticos não resolvem. Crenças como o Gauchito Gil, que cresceram enormemente nos últimos anos, têm a ver com a pobreza. Isso me comove profundamente: o povo precisa crer e isso não pode ser visto com ironia", disse.

Sorín explicou que a idéia de "O caminho de san Diego" se baseia no livro, "Santa Evita", sobre as pessoas que faziam de tudo para tentar ajudar na cura de Eva Perón.

Maradona não viu o filme. "Mas nós o convidamos muitas vezes.

Como diz um personagem no fim, espero que ele goste", disse o cineasta.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273963/visualizar/