Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 15:51

    Imprimir


Caminhar 10 km passando pelo Horto Florestal, seguindo pelo Parque Estadual de Saúde Zé Bolo Flô até chegar na comunidade São Gonçalo Beira Rio. Este será o percurso para aqueles que quiserem conhecer o projeto “Caminhadas na Natureza”. Amanhã (23), às 7h, o projeto será apresentado no Horto Florestal, por técnicos da secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT). A atividade faz parte da 1ª Semana de Turismo de Cuiabá.

O projeto “Caminhadas na Natureza” é uma iniciativa do Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento (IRCOD), da Alsácia na França, e da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV) e que hoje tem como interlocutor nacional a associação “Anda Brasil”, no Rio de Janeiro. O Estado de Mato Grosso foi inserido, mês passado, no calendário Internacional de Caminhadas de 2007.

Para explicar o que é o projeto e como será desenvolvido a partir do ano que vem no Estado, a assessora de Projetos da Sedtur, Thaís Quintão, fará uma palestra no auditório do Horto Florestal. Em seguida serão dadas as orientações para a caminhada.

Durante o percurso, os caminhantes terão acesso a cinco pontos de parada, onde poderão beber água e descansar. Em todo o trajeto há placas identificando a localização de cada ponto. Uma equipe do corpo de bombeiros e guias de turismo ajudarão no monitoramento das caminhadas.

Segundo a técnica Elizethe Castilho, a caminhada não é competitiva. “Os caminhantes terão a oportunidade de conhecer a natureza que existe dentro da cidade”, afirma. Castilho orienta para que os interessados compareçam com roupas confortáveis, boné e tênis.

As inscrições podem ser feitas no próprio sábado, antes da caminhada.

O QUE É O PROJETO?

Atualmente as “Caminhadas na Natureza” acontecem em alguns Estados do Brasil, tendo como pioneiro o Rio de Janeiro. O projeto não é um evento competitivo. São caminhadas feitas por turistas nacionais e estrangeiros e por pessoas da comunidade onde o projeto é executado. O objetivo é estimular e promover o desenvolvimento local, além de ampliar a cultura do associativismo no ambiente rural, diversificar a oferta turística, estruturar os destinos e dar qualidade aos produtos turísticos rurais.

Os percursos irão variar de 8 a 12 km. Quem participa dessas caminhadas recebe uma caderneta, denominada “caminhante”, e que é carimbada em cada circuito – comprovando a participação no percurso. Os caminhantes poderão fazer os trajetos das 8h às 17h para que tenham validade na caderneta.

Cuiabá será a primeira contemplada com o projeto. No dia 8 de Abril de 2007, será realizado o “Caminho dos Tropeiros”. O próximo percurso será “Os caminhos de Guimarães”, em Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), no dia 20 de maio. Para o dia 27 do mesmo mês o circuito será em Poconé, denominado “Caminhos do Pantanal”. Neste caminho o percurso irá se estender também com um circuito até o município de Santo Antônio do Leverger, no dia 2 de Junho.

Em Nobres (146 km a Médio-Norte da capital) terão dois circuitos o “Caminho Três Marias”, dia 13 de maio, e o “Caminho Bom Jardim”, dia 13 de Outubro. Para os caminhantes que quiserem conhecer as belezas naturais do pólo Amazônia, o circuito “Caminhos Floresta Amazônica”, de Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá), será dia 15 de Julho. Em Barra do Garças o caminho “Serra do Roncador” ainda não tem data definida. (Camila Tardin/Sedtur-MT)





Fonte: Da Reportagem

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274059/visualizar/