Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 13:33
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


O analista de sistema e servidor público do Cepromat, José Serra Neto, lança neste sábado (23), no estande da KCM editora, no Centro de Eventos do Pantanal, durante a Literamérica 2006, um livro, que conta as histórias e estórias do jogo de truco espanhol.

Apaixonado pelo truco desde os oito anos de idade, quando aprendeu vendo a mãe jogar e com a ajuda do irmão mais velho, José Serra decidiu publicar o livro “Regras Comentadas do Truco Espanhol”.

Apesar do título da obra ser sobre as regras do jogo, Serra avisa que no conteúdo os leitores poderão encontrar dicas descontraídas, como por exemplo o sentido da poesia. Ele conta que, ao receber flor, o jogador deve cantar ou declamar uma poesia, em que a palavra esteja contida.

“O jogo com versos torna-o mais bonito e com maior poder cultural, portanto segue a dica. Alguns destes versos estão inclusos no anexo do livro”, destacou o autor.

O autor comenta que a idéia de produzir o material impresso, que ajude a regular e divulgar as regras do jogo, surgiu há cerca de seis anos. Serra conta que era jogador em um clube de Cuiabá e ensinava para diversas pessoas, com o objetivo de formar grupos de jogadores de truco espanhol.

Depois de um tempo afastado, ele retornou ao clube e percebeu que os praticantes haviam juntado o truco espanhol às regras do brasileiro. Por isso, resolveu então publicar o livro, que ficou engavetado e, no início de 2006, encontrou o caminho para a edição do material. “Procurei uma editora e dei continuidade ao projeto, e surgiu a idéia de lançarmos agora na Literamérica”, afirmou o autor.

Além do livro Regras Comentadas do Truco Espanhol, quem adquirir a publicação levará ainda um complemento, que são as ‘Regras de Bolso do Truco Espanhol’, num formato especial.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274092/visualizar/