Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 10:42
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


A noite desta quinta (21.09) foi fechada em grande estilo com muita música e dança regional, num espetáculo colorido e vibrante, que movimentou o grande público da Literamérica 2006 – Feira Sul-americana do Livro. No palco do Encontro Sul-americano de Cultura Popular, quem abriu a noite foi o grupo Siriri dos Quilombolas, do Quilombo de Mata Cavalo, em Livramento, que presenteou o público com um siriri com forte influência da musicalidade africana.

“Meu São Benedito/Sua casa cheira/Cheira cravo e rosa/Flor de laranjeira”. O refrão do cancioneiro tradicional das rodas de siriri e cururu foi acompanhado de coreografias fiéis à tradição, executadas por jovens descendentes de Mata Cavalo. “Estamos ensaiando duas vezes por semana”, comentou o Mestre Nézinho, lembrando da proximidade do Festival de Siriri, que ocorre no mês que vem. Dança e música saíram afinadas, fazendo um show único.

No segundo momento do show, o interior de Mato Grosso trouxe aos palcos mais uma deliciosa apresentação. Mixando música popular e balé clássico, a Companhia de Teatro e Dança Balé Dois Mil levou o público ao delírio ao executar as coreografias leves e delicadas do balé ao som da batida forte do rasqueado, do forró e do vanerão. É o espetáculo “É Mato Grosso Sim Senhor”, apresentado pela terceira vez em Cuiabá.

A intenção, segundo o coreógrafo Fernando Pael, é mostrar que o casamento entre o popular e o clássico não é tão absurdo como se pensa. “Com isso, conseguimos também aproximar o público do balé clássico”, completou ele.

O resultado é aprovação geral. “Casa cheia” e público agitado, batendo palmas ao som de sucessos da música cuiabana como “Pixé” e “Moreninha Cuiabana”. Entre os números, uma narração em off conta um pouco da história do rasqueado, das festas e costumes de Cuiabá e das belezas de nosso Estado. Na segunda parte do espetáculo dominaram os sucessos da música gaúcha, interpretados pelo grupo Tradição.

Delegado de Cultura do município, Pael também comanda o programa de rádio "É bem Mato Grosso", que pode ser acessado pelo endereço www.regionalnaweb.com

Programação

O Encontro Sul-americano de Cultura Popular é realizado todas as noites, à partir das 19h30, no palco da Literamérica. Para esta sexta-feira estão previstas as apresentações do grupo de Congo de Livramento, dos Mestres do Congo do Espírito Santo e do Congo de Vila Bela.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274114/visualizar/