Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 07:28
Por: Caroline

    Imprimir


Devido a grande concentração de eleitores em dois locais de votação da cidade de Canarana e após o planejamento de uma série de ações, o Cartório da 31ª Zona Eleitoral transferiu 10 seções eleitorais para dois novos locais de votação, sendo que, cada novo local contará com cinco seções. Cada seção eleitoral possui em média cerca de 400 eleitores. A 31ª ZE possui 18.939 eleitores e abrange os municípios de Canarana e Querência. De acordo com o juiz eleitoral André Barbosa Guanaes Simões, a medida evitará o congestionamento de eleitores proporcionando eleições tranqüilas e sem grandes aglomerações. "A nossa preocupação é garantir o direito ao livre exercício do voto, sem que sejam registradas nenhum tipo de congestionamento de eleitores ou infração a legislação eleitoral", disse o magistrado.

Também, em Querência foi adotada a mesma medida, onde houve a transferência de seis seções eleitorais para um novo local de votação de forma definitiva e a instalação de mesas receptoras de justificativas, devido ao elevado número de justificativas no referendo de 2005. O município registrou em cerca de seis meses um aumento de cerca de 10% do eleitorado, graças à atuação da Justiça Eleitoral, que realizou mutirões em várias localidades rurais de difícil acesso, dadas as condições das estradas, que não possuem pavimentação asfáltica e estão em péssimas condições.

O Analista Judiciário da 31ª ZE, Kelsen de França Magalhães, percorreu os principais pontos de concentração de eleitores, especialmente, os locais com maiores dificuldades de acesso, visando sugerir rotas de transportes, que atendessem o maior número de eleitores possível. "O resultado desse esforço é a criação de várias rotas, que possibilitaram o acesso dos mais carentes até os locais de votação", avaliou. O quadro geral de percursos a ser desenvolvido pelos veículos que transportarão eleitores em Querência inclui lugares nunca foram visitados pela Justiça Eleitoral ou qualquer outro órgão do Judiciário, como a Gleba "Pequi" e outros.

"A intenção dessa iniciativa é coibir o transporte irregular de eleitores e possibilitar o acesso de todos que não podem por seus próprios meios se deslocar às seções eleitorais, especialmente, os eleitores que vivem nas regiões mais remotas e em condições, absolutamente, desfavoráveis", afirmou o juiz eleitoral André B. G. Simões.

Fonte: Cartório da 31ª Zona Eleitoral





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274184/visualizar/