Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 21 de Setembro de 2006 às 23:12
Por: Brendha Caldas

    Imprimir


Produção editorial e literária marcou a Literamérica nesta quinta-feira (21) onde personalidades como, Cláudio Willer, Wander Antunes e Floriano Martins debateram sobre a situação do livro no país.

Os palestrantes falaram sobre as dificuldades do acesso á leitura e as conseqüências disso na educação e desenvolvimento da nação. Outro ponto discutido foi sobre comercialização das obras e a situação do mercado editorial, onde hoje ele se mantém apenas das vendagens dos livros didáticos, já as obras literárias são a minorias.

Em decorrência desse pouco acesso, a exclusão digital e a má qualidade do ensino brasileiro vão tomando proporções maiores e dificultando o aprendizado.

Outro fator importante é o analfabetismo que mesmo tendo diminuído de uns anos pra cá, ainda preocupa. O analfabetismo funcional é um dos exemplos citados, onde cada vez mais as pessoas têm dificuldade em interpretar textos e relacioná-los. Prova disso são as constantes reprovações em concursos devido à falha na comunicação textual que chega a acarretar prejuízos a qualquer carreira profissional. A reivindicação pelo avanço do livro foi o tema mais debatido na palestra.

Segundo os palestrantes deve ser efetivada uma cobrança política e uma mobilização social. Para o escritor Cláudio Willer, a Literamérica assume um papel importante. “Todo grande município devia ter uma feira de livros anualmente como a literamérica, que está fazendo o que deve ser feito”, afirmou ele.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274245/visualizar/