Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 21 de Setembro de 2006 às 20:25
Por: Juliene Leite

    Imprimir


“Se eu pudesse construir/ Um mundo só de amor/ Repleto de alegria/ De felicidade e fulgor./ Um mundo onde não existiria/ Pecado e nem maldade/ Traição, fome, inveja e nem dor”.

Estes são versos de uma poesia que compõe um dos livros que a escritora mato-grossense, Maria Conceição Oliveira, expôs nesta quinta-feira (21.09) na Feira – Sul América de Livros, a Literamérica 2006. Os títulos são “Oficio Poético na Luta pela Paz” e “Valores de Nossa Terra”.

A poetisa escreve em seus versos a preocupação com a humanidade e os rumos que estamos tomando. Violência, fome, miséria, amizade, questões ambientais e a esperança fazem parte do repertório de poesia desta professora, que há mais de trinta anos leciona em escolas do município de Barra do Bugres.

A poesia faz parte da vida de Maria da Conceição desde a infância. Ela conta que o pai foi o grande incentivador, já que era um contador repentista. “Admirava muito o meu pai cantando suas rimas.

Ele brincava com a gente e fazia rodas. Apesar de meu pai ser analfabeto tinha uma imaginação e criatividade impressionante. Adorava levava para casa livros de poesia para que nós pudéssemos recitar”, lembra.

A autora ressalta que a sua adolescência foi bastante produtiva com muitos poemas escritos. A escritora, por ser professora, afirma a importância de trabalhar com literatura nas escolas, pois para ela tornou-se decisivo a vida que escolheu a partir do estímulo que recebeu na escola. “A minha professora sempre pedia que lêssemos poesias para declamar em sala de aula, ou contos para mostrar como é fascinante este mundo”, afirma.

O primeiro livro “Valores de Nossa Terra” foi publicado em 1995 e “Ofício Poético na Luta pela Paz”, em 2000.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274259/visualizar/