Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 21 de Setembro de 2006 às 20:03

    Imprimir


O presidente americano, George W. Bush, afirmou nesta quarta-feira em entrevista à rede de TV CNN que irá enviar tropas dos EUA para o Paquistão para caçar o terrorista saudita Osama bin Laden caso receba informações a respeito do paradeiro do líder foragido da rede Al Qaeda.

Bush disse que tomará as "medidas necessárias" para trazer Bin Laden à justiça. No entanto, o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, disse hoje que não permitiria uma operação das tropas americanas em seu país.

Após os ataques de 11 de Setembro, atribuídos à Al Qaeda, Bush liderou uma coalizão que invadiu o Afeganistão, com o intuito de capturar Bin Laden. Desde então, o líder terrorista não foi encontrado.

Recentemente, autoridades paquistanesas assinaram um acordo de paz com líderes tribais pró-Taleban no noroeste do país, após dois anos de embates que mataram mais de 600 soldados paquistaneses.

Tropas americanas e da Otan agora tentam combater a insurgência Taleban no sudeste do Afeganistão, e tanto oficiais afegãos quanto paquistaneses são acusados de não se esforçarem para capturar talebans que se infiltram pela fronteira entre os dois países. Irã

Nesta quarta-feira, Bush também defendeu a decisão de não se encontrar com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, na 61ª Assembléia da ONU.

Recentemente, o Conselho de Segurança da ONU pediu que o Irã suspenda o programa de enriquecimento de urânio, que, segundo o governo americano, tem o objetivo de desenvolver armas nucleares. O Irã nega as acusações, dizendo que o programa tem fins pacíficos.

Segundo Bush, os EUA concordam em dialogar com o Irã somente se o país "abandonar seu programa nuclear". "Ele sabe quais são as condições, eu deixei isso muito claro", disse Bush.

Tanto Bush quanto Ahmadinejad discursaram na assembléia da ONU nesta terça-feira.

Os EUA e o Irã cortaram relações diplomáticas em 1979, depois que extremistas iranianos invadiram a Embaixada americana em Teerã e mantiveram diplomatas americanos reféns durante 444 dias.

Em 2002, Bush afirmou que o Irã faz parte de um "eixo do mal", ao lado do Iraque --invadido em 2003-- e da Coréia do Norte.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274261/visualizar/